Em causa está o recuo da transportadora aérea na mudança da sede para o Edifício Báltico, onde estavam instalados os correios.
Comentários: 0
Edifício Báltico, no Parque das Nações, em Lisboa
Fundo alemão Deka Immobilien é o proprietário do Edifício Báltico, em Lisboa Créditos: Deka Immobilien

Deu entrada no Tribunal Central Cível de Lisboa, no dia 30 de maio de 2023, um processo dos CTT contra a TAP. Em causa está o recuo da transportadora aérea na mudança da sede para o Edifício Báltico, no Parque das Nações (Lisboa), onde estavam instalados os correios. Os CTT reclamam 1,8 milhões de euros.

Segundo o ECO, que se apoia em informação que consta no portal Citius, o valor reclamado em tribunal pelos CTT diz respeito aos custos suportados pela empresa por causa da alteração de planos da TAP. 

Em janeiro deste ano, segundo escreveu o Jornal Económico, terá havido um acordo tripartido entre os CTT, a TAP e o fundo alemão Deka Immobilien, proprietário do Edifício Báltico, que salvaguardava a transição sem custos para os CTT a partir de novembro de 2022, depois de os correios terem saído do imóvel em outubro. Mas a TAP não se mudou para o imóvel em causa, e os correios, mesmo beneficiando de período de carência, terão ficado com o ónus de pagar a renda do Edifício Báltico e, em simultâneo, da nova sede, no edifício da Maló Clinic.

João Bento, presidente dos CTT, disse na sexta-feira (10 de novembro de 2023) que “o assunto da TAP está a ser tratado em tribunal” e que os correios estão a conversar “com o proprietário do edifício”. 

“Fizemos o que tínhamos de fazer”, acrescentou o responsável, explicando que a decisão de sair do Edifício Báltico ocorreu pelo facto de ser um imóvel “grande demais” para as “necessidades” da empresa, tendo em conta, também, “as novas práticas de trabalho remoto e também a nova forma de organização”. 

“A meio desse processo, apareceu a TAP e disse que queria ficar com o edifício”, tendo então os CTT antecipado a saída, revelou. “[Mas] depois a TAP, pelas razões todas que conhecemos, com um turbilhão de confusões, desistiu”, referiu João Bento. 

A ideia da TAP mudar de instalações, da Portela para o Edifício Báltico, estava prevista pela antiga equipa da comissão executiva da transportadora, liderada então por Christine Ourmières-Widener. A intenção foi conhecida em maio de 2022, mas acabou por não se concretizar. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta