Venda de casas em Portugal

Venda de casas cai 21% no início de 2023 - e preços desaceleram

Os efeitos da subida dos juros e da inflação já começam a ser bem visíveis no mercado residencial português. A venda de casas em Portugal voltou a cair no arranque deste ano, registando uma descida homóloga de 20,8%. Esta foi a terceira vez consecutiva que o Instituto Nacional de Estatística (INE) regista uma queda na transação de casas, que se tem vindo a acentuar. Em resultado, os preços das casas também desaceleraram entre janeiro e março, tendo aumentado 8,7%, menos 2,6 pontos percentuais (p.p.) do observado no trimestre anterior.
Comprar casa em Lisboa

Há 4.500 casas em construção em Lisboa - mas só 32% está à venda

O ano de 2022 foi marcado por um contexto macroeconómico que exerceu uma maior pressão sobre o mercado residencial, dada a subida da inflação e dos juros conjugada com os altos custos da construção e a falta de mão de obra. Este cenário refletiu-se numa ligeira diminuição na venda de casas na Grande Lisboa (-1,4%) e numa queda no preço médio das casas novas transacionadas (-7%), aponta a Savills. Ainda assim, a procura de casas para comprar continua bem dinâmica: há mais de  4.500 casas em construção em Lisboa, que deverão ficar concluídas nos próximos dois anos. Mas maior parte já se encontra vendida, já que, destas, só 1.440 casas estão disponíveis para venda (32% do total).
Casas para viver no Porto

Viver no Grande Porto: imobiliário unido para aumentar oferta de casas

O mercado residencial do Grande Porto – tal como o do país - enfrenta hoje uma série de desafios desencadeados pela atual instabilidade económica e financeira. A alta inflação, a subida dos juros no crédito habitação e a recente crise financeira estão a gerar um clima de desconfiança, que ameaça arrefecer os negócios das casas (embora as transações tenham registado um recorde em 2022). Mas os profissionais do imobiliário estão unidos para assegurar que o mercado residencial continua a crescer e a dar provas de resiliência. Muitos vão estar reunidos no Imobinvest – Salão do Imobiliário que vai arrancar esta sexta-feira, dia 24 de março de 2022, na Alfândega do Porto, e que conta com o idealista enquanto portal oficial.
Comprar casa em Portugal

Guerra, juros e inflação: os efeitos no mercado residencial nacional

O ano de 2022 foi marcado pelo eclodir da guerra na Ucrânia, que estremeceu uma economia ainda fragilizada pela pandemia. A inflação e os juros no crédito habitação escalaram, enquanto o poder de compra caiu. E como é que este novo contexto impactou o mercado residencial em Portugal? O setor deu provas de resiliência. Mas no final de 2022 já se sentiu um abrandamento da procura de casas para comprar, bem como do montante total concedido em crédito habitação. Já o mercado de arrendamento esteve particularmente dinâmico ao longo do ano passado, mostra o relatório anual do idealista/data de 2022.
Viver numa casa geminada? O teu novo lar a partir de 65 mil euros

Viver numa casa geminada? O teu novo lar a partir de 65 mil euros

Certamente já ouviste falar, ou conheces alguém que optou por comprar uma moradia geminada.  Este é um tipo de construção cada vez mais procurado nos dias de hoje, não só pelo seu preço atrativo e pela arquitetura moderna, como também pelos interiores aconchegantes e jardins que parecem ganhar vida
casas para morar sozinho

À venda: 100 casas ideais para viver sozinho desde 45 mil euros

Queres mudar de casa e começar uma vida sozinho? A mudança pode parecer assustadora principalmente se é a tua primeira casa e é a primeira vez que te aventuras num quotidiano a solo, mas tudo é uma questão de hábito, principalmente se tiveres uma casa onde te sentes confortável.