Mais-valias na venda da casa: pode-se reinvestir sem ter morada fiscal
Um contribuinte que não tenha a morada fiscal na casa onde reside e que corresponde à sua habitação própria e permanente poderá, em caso de venda da mesma, reinvestir as mais-valias obtidas numa nova habitação e, dessa forma, beneficiar de isenção de IRS sobre os valores em causa.
Casas licenciadas e concluídas sobem em 2022 – mas preços também
A falta de oferta de casas em Portugal continua a ser uma realidade, apesar de haver mais casas novas a chegar ao mercado.
Venda de casas cai 21% no início de 2023 - e preços desaceleram
Os efeitos da subida dos juros e da inflação já começam a ser bem visíveis no mercado residencial português. A venda de casas em Portugal voltou a cair no arranque deste ano, registando uma descida homóloga de 20,8%. Esta foi a terceira vez consecutiva que o Instituto Nacional de Estatística (INE) regista uma queda na transação de casas, que se tem vindo a acentuar. Em resultado, os preços das casas também desaceleraram entre janeiro e março, tendo aumentado 8,7%, menos 2,6 pontos percentuais (p.p.) do observado no trimestre anterior.
Preço das casas subiu onde a população mais cresceu na última década
Mais habitantes, casas mais caras. A demografia e o imobiliário andam de mãos dadas. A mobilização das famílias para as cidades, vilas ou aldeias de Portugal, implica a procura de uma casa nova para viver, gerando novas dinâmicas nos negócios imobiliários.
Há 4.500 casas em construção em Lisboa - mas só 32% está à venda
O ano de 2022 foi marcado por um contexto macroeconómico que exerceu uma maior pressão sobre o mercado residencial, dada a subida da inflação e dos juros conjugada com os altos custos da construção e a falta de mão de obra. Este cenário refletiu-se numa ligeira diminuição na venda de casas na Grande Lisboa (-1,4%) e numa queda no preço médio das casas novas transacionadas (-7%), aponta a Savills. Ainda assim, a procura de casas para comprar continua bem dinâmica: há mais de 4.500 casas em construção em Lisboa, que deverão ficar concluídas nos próximos dois anos. Mas maior parte já se encontra vendida, já que, destas, só 1.440 casas estão disponíveis para venda (32% do total).
Casas com vista rio em Barcelos saem do papel pela mão da DST
Está a nascer em Barcelos um novo complexo multiusos Mereces 718, que vai aumentar a oferta de casas bem a Norte do país.
Viver no Grande Porto: imobiliário unido para aumentar oferta de casas
O mercado residencial do Grande Porto – tal como o do país - enfrenta hoje uma série de desafios desencadeados pela atual instabilidade económica e financeira. A alta inflação, a subida dos juros no crédito habitação e a recente crise financeira estão a gerar um clima de desconfiança, que ameaça arrefecer os negócios das casas (embora as transações tenham registado um recorde em 2022). Mas os profissionais do imobiliário estão unidos para assegurar que o mercado residencial continua a crescer e a dar provas de resiliência. Muitos vão estar reunidos no Imobinvest – Salão do Imobiliário que vai arrancar esta sexta-feira, dia 24 de março de 2022, na Alfândega do Porto, e que conta com o idealista enquanto portal oficial.
Guerra, juros e inflação: os efeitos no mercado residencial nacional
O ano de 2022 foi marcado pelo eclodir da guerra na Ucrânia, que estremeceu uma economia ainda fragilizada pela pandemia. A inflação e os juros no crédito habitação escalaram, enquanto o poder de compra caiu. E como é que este novo contexto impactou o mercado residencial em Portugal? O setor deu provas de resiliência. Mas no final de 2022 já se sentiu um abrandamento da procura de casas para comprar, bem como do montante total concedido em crédito habitação. Já o mercado de arrendamento esteve particularmente dinâmico ao longo do ano passado, mostra o relatório anual do idealista/data de 2022.
Viver numa casa geminada? O teu novo lar a partir de 65 mil euros
Certamente já ouviste falar, ou conheces alguém que optou por comprar uma moradia geminada. Este é um tipo de construção cada vez mais procurado nos dias de hoje, não só pelo seu preço atrativo e pela arquitetura moderna, como também pelos interiores aconchegantes e jardins que parecem ga
Venda de casas na UE ganhou fôlego em 2021 – em Portugal subiu 19%
No espaço europeu, a venda de casas abrandou com a chegada da pandemia da Covid-19. Contam-se 11 dos 16 países da União Europeia (UE) com dados disponíveis, que viram o número de transações de casas cair entre 2019 e 2020.
À venda: 100 casas ideais para viver sozinho desde 45 mil euros
Queres mudar de casa e começar uma vida sozinho? A mudança pode parecer assustadora principalmente se é a tua primeira casa e é a primeira vez que te aventuras num quotidiano a solo, mas tudo é uma questão de hábito, principalmente se tiveres uma casa onde te sentes confortável.
À venda em Portugal: as penthouses de luxo mais caras do país
Sonhar faz bem ao corpo e à alma e, para muitos, é o primeiro passo a tomar rumo à decisão.
À venda: 100 casas para começar uma família desde 60 mil euros
Começar uma família é escrever uma nova história em nome próprio, seguindo os exemplos do passado e desenhando sonhos no futuro.
Vender casa sozinho: este guia passo a passo pode ajudar
A decisão de vender uma casa traz consigo muitas questões: é possível vender uma casa por conta própria?
À venda: 100 apartamentos com garagem e arrecadação desde 50 mil euros
Viver num apartamento não tem de ser obrigatoriamente sinónimo de pouco espaço.
Vendas expresso de casas: 14% da oferta fica menos de 7 dias no mercado
A procura de casas para comprar está em alta em Portugal. E isso reflete-se no tempo em que as habitações estão no mercado: cerca de 14% das casas compradas em fevereiro através do idealista estiveram à venda menos de uma semana.
À venda em Portugal: 100 casas para estar em paz desde 60 mil euros
Atualmente, o mundo está a assistir a uma guerra e a incerteza paira no ar. As notícias invadem-nos a casa de rompante despertando o receio e a preocupação com o futuro.
À venda: 100 casas com boa certificação energética desde 100 mil euros
O certificado energético avalia a eficiência de uma casa, numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente), tendo em conta as suas características construtivas até aos mais diversos consumos de energia como aquecimento/arrefecimento da casa ou o aquecimento de águas sanitári
À venda em Portugal: 100 moradias com sótão desde 60 mil euros
Uma divisão extra dá sempre jeito seja para arrumação, trabalho ou lazer. Estas 100 casas com sótão a partir de 60 mil euros podem ser uma boa solução.
À venda em Portugal: mais de 100 casas na serra desde 45 mil euros
Portugal é um país de muitos encantos: as praias costeiras ou fluviais, as planícies sem fim, a gastronomia única, mas também as serras com vistas deslumbrantes.
Perspetivas para o setor imobiliário em 2022
2022 será mais um ano para testar a resiliência do setor imobiliário e trará consigo desafios antigos, que foram acentuados pela pandemia: o desequilíbrio entre a evolução da oferta e da procura, os constrangimentos causados pelos atrasos na construção e licenciamento de projetos e o desajuste entre
Venda de casas ao rubro: há mais transações que antes da pandemia e preços batem recorde
O mercado imobiliário está a ganhar uma nova força depois da passagem do furação ‘pandemia da Covid-19’. Os negócios estão a fluir de tal modo que em Portugal foram vendidas cerca de 96.612 casas entre janeiro e junho de 2021, mais 10 mil habitações do que no mesmo período de 2019.
Pandemia trava licenciamentos e venda de casas
Embora tenha provado a sua resiliência em 2020, o setor da construção não ficou indiferente à pandemia da Covid-19.
Ramalde Residence vendido a “bom ritmo” apesar da pandemia: 50% dos apartamentos têm dono
Metade dos 48 apartamentos do projeto Ramalde Residence, no Porto, já têm dono, revela em comunicado o Grupo Omega, detentor do projeto, acrescentando que os preços de venda dos imóveis, de tipologias T1+1, T2 e T2+1, variam entre 137.500 e 250.000 euros. A construção começou em junho de 2019 e estará terminada em junho de 2021.
Covid-19: compra e venda de casas e arrendamentos caem a pique em abril
O mercado residencial está a sentir o “abalo” da pandemia da Covid-19, tendo-se registado em abril de 2020 menos vendas de casas e menos arrendamentos que no mês anterior e no período homólogo. Em causa estão dados, ainda preliminares e “sujeitos a atualização posterior”, revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira (19 de junho de 2020).