Comentários: 0
Os 10 erros de "novato" que podes cometer na hora de arrendar uma casa

Arrendar casa pode parecer um processo simples, mas há que ter cuidado para que não venha a dar grandes dores de cabeça. As melhores casas arrendam-se rapidamente e, quando temos pelo frente uma dessas casas boas-bonitas-baratas, a nossa capacidade de negociação e análise perde-se. A pressa e a pressão por fechar um acordo fazem com que falhemos na hora de tratar alguns temas contratuais que depois pode ser erros importantes.

Para que não tenhas problemas quando arrendes o teu próximo lar, preparámos um guia com as coisas que não deves fazer quando estás a negociar:

1 – Não ler o contrato de ponta a ponta:Deves ler do princípio ao fim e não uma, mas várias vezes até que fique tudo claro. O que assinares é o que vale enquanto estiver vigente. Para evitar a pressão de lê-lo e relê-lo diante do proprietário da casa, pede que te envie o rascunho com antecedência.

– Arrendar a casa a um familiar, amigo ou conhecido sem contrato: Arrendar uma casa a uma pessoa de confiança e a preço de amigo pode parecer uma grande ideia, sem ter contratos pelo meio, mas não é asssim. As palavras leva-as o vento e nunca se sabe o que pode acontecer. É conveniente ter tudo por escrito.

– Não negociar o preço ou o que te gerar preocupações: Se acreditas que uma cláusula é abusiva ou se cedeste em algo e queres que o proprietário ceda noutro ponto como moeda de troca, deves manifestá-lo. Não tens nada a perder e de certeza que se pode chegar a um acordo justo para ambas as partes.

– Aceitar acordos verbais em coisas que o proprietário não quer incluir no contrato: Se te promete coisas verbalmente como por exemplo, que não te vai subir a renda segundo a inflação ou outro conceito, mas não o quer incluir no contrato, não tens garantias de que cumpra com as suas palavras. Assim, que tudo por escrito.

– Não assinar todas e cada um das folhas que formam o contrato: Os especialistas recomendam que se assinem todas as páginas do contrato em ambas as cópias para que não se possa alterar o conteúdo.

– Não rever o estado da casa antes de assinar: Em todos os contratos de arrendamento figura uma cláusula referente à compensação no caso de provocar donos na casa, normalmente através da fiança. Se não conferires o estado da casa antes de assinar o contrato podem vir a acusar-te de coisas da quais não tens responsabilidade.

– Não deixar escrito todos os defeitos e problemas que tem a casa: É recomendável fazer uma lista escrita de todos os problemas na casa, ou inclusivamente incluir um anexo com fotografias no contrato, assinado pelo proprietário. É óbvio que até que entras a viver não te dás conta de tudo o que há, e por isso podes acordar um prazo de dias para acrescentar essa lista.

– Pagar adiantado: Não pagues nada adiantado até que não tenhas visitado a casa e assinado o contrato. Se é uma pechincha e tens medo de perdê-la por não ceder ao adiantamento, procura assessoramento legal e faz com que o proprietário assine um documento em que se especifique o conceito de que adiantas esse dinheiro e como se procederá caso acabes por arrendar a casa ou não.

– Aceitar cláusulas abusivas: Há proprietários que, com o pânico de um mau inquilino, cruzam a linha encarnada entre procurar um arrendamento seguro e ser abusivo com os direitos do inquilino. Não o aceites e tenta negociar.

10 – Assumir gastos que não te correspondem: Antes de arrendares uma casa inteira-te bem de que gastos e faturas deve pagar o proprietário e quais deves pagar tu. Assegura-te também de que no contrato venha especificado quem deve assumir o custo das reparações em caso de necessidade, por exemplo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade