Comentários: 0
APEMIP lamenta “ataque” a vistos gold e defende manutenção do programa
idealista

A Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) lamenta “que o percurso normal de um caso de polícia esteja a ser transformado num injustificado e injusto ataque a programas de captação de investimento estrangeiro que têm tido, entre outros méritos, o de relançar o mercado imobiliário português e o de gerar maior confiança interna neste setor”. 

Em causa está a detenção de 11 pessoas na sequência da Operação Labirinto. Os 11 detidos são suspeitos de crimes de corrupção, tráfico de influências, peculato e branqueamento de capitais, na sequência de um esquema que visava agilizar a atribuição de vistos gold (também conhecidos como vistos dourados ou golden visa) a estrangeiros que investiam em Portugal, sobretudo no setor imobiliário.

Em comunicado, a APEMIP considera que “o importante setor imobiliário português não deve servir de bode expiatório ou de arma para batalhas políticas, muito menos com base em argumentos que não são minimamente rigorosos”. De acordo com a entidade, “o programa dos vistos gold não é, ao contrário de algumas opiniões, um expediente facilitador do branqueamento de capitais e de outros crimes, nem é de pouca importância para o emprego em Portugal”.

A associação refere que “os capitais captados ao abrigo do programa dos vistos gold são escrutinados duplamente", porque além da análise legal que ocorre em determinadas transações imobiliárias, conforme algumas características e montantes, decorre uma “investigação aprofundada quando são investimentos que se candidatam” ao referido programa.

Afirmando que “confia na Justiça”, a APEMIP assegura que o programa tem sido importante para “manter muito emprego, nomeadamente quando aplicados no setor do turismo”, e “reafirma a certeza de representar profissionais e empresas cuja atividade é desenvolvida no estrito cumprimento da lei e com total transparência e ética”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade