A taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova no Continente foi -0,1% em novembro. Trata-se de uma taxa inferior 0,6% face à observada no mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Já o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação apresentou uma taxa de variação homóloga de -0,3% (-0,1% em outubro).
Custos de construção de casas novas voltam a aumentar 0,5%
A taxa de variação homóloga do índice de Custos de Construção de Habitação Nova manteve-se inalterada (0,5%) em outubro, à semelhança do que já tinha acontecido em setembro. Já o índice da componente Materiais diminuiu 0,1% em termos homólogos, mas subiu 0,2% face ao mês anterior. Em causa estão dados do INE.
Índice de custos de construção nova sem alterações há quatro meses
O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova manteve em setembro uma variação homóloga de 0,8%, à semelhança do que já tinha acontecido nos três meses anteriores (junho, julho e agosto).
Radiografia do dia: Evolução do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 0,8% em agosto face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se, segundo o INE, do terceiro aumento mensal homólogo consecutivo de 0,8%. No que diz respeito ao Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação, apresentou uma taxa de variação homóloga de -1% (-0,5% em julho).
Custos de construção de habitação nova desaceleram em julho
A taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova fixou-se em 0,7% em julho, menos 0,1% que no mês anterior. Segundo o INE, a desaceleração foi determinada pela componente Materiais, cuja taxa de variação desceu 0,3% face ao mês anterior. Já o índice da componente Mão de Obra apresentou uma taxa de 1,3% em julho, ligeiramente inferior (1,2%) que a de junho.
Alarmes e segurança em casa: adeus Securitas Direct, olá Verisure
A Securitas Direct anunciou recentemente um novo capítulo da sua história: a adoção de um novo nome ao fim de mais de 20 anos de presença no país, passando a chamar-se Verisure. Em Portugal, o portefólio da empresa inclui sistemas de alarme para residências e pequenos negócios, conectados a uma Central Recetora de Alarmes disponível 24 horas por dia, todos os dias.
Arrendamento: há 23 famílias interessadas por cada casa anunciada
A procura de casas para arrendar em Portugal continua bem elevada, apesar de as rendas terem voltado a registar uma subida anual de 4,1% no terceiro trimestre de 2025. Neste período, cada anúncio de arrendamento recebeu, em média, 23 contactos antes de sair do mercado, segundo a recente análise do idealista, editor desta newsletter. Ainda assim, a pressão da procura sobre a oferta de casas para arrendar está menor, uma vez que o número de contactos por anúncio caiu 18% no último ano.
Governo altera programa 1º Direito para assegurar execução do PRR
O Governo procedeu à alteração do 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, para assegurar a execução dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo um decreto-lei publicado esta segunda-feira (27 de outubro de 2025) no Diário da República.
Para poder comentar deves entrar na tua conta