A taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova no Continente foi -0,1% em novembro. Trata-se de uma taxa inferior 0,6% face à observada no mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Já o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação apresentou uma taxa de variação homóloga de -0,3% (-0,1% em outubro).

Custos de construção de casas novas voltam a aumentar 0,5%
A taxa de variação homóloga do índice de Custos de Construção de Habitação Nova manteve-se inalterada (0,5%) em outubro, à semelhança do que já tinha acontecido em setembro. Já o índice da componente Materiais diminuiu 0,1% em termos homólogos, mas subiu 0,2% face ao mês anterior. Em causa estão dados do INE.
Índice de custos de construção nova sem alterações há quatro meses
O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova manteve em setembro uma variação homóloga de 0,8%, à semelhança do que já tinha acontecido nos três meses anteriores (junho, julho e agosto).
Radiografia do dia: Evolução do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 0,8% em agosto face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se, segundo o INE, do terceiro aumento mensal homólogo consecutivo de 0,8%. No que diz respeito ao Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação, apresentou uma taxa de variação homóloga de -1% (-0,5% em julho).
Custos de construção de habitação nova desaceleram em julho
A taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova fixou-se em 0,7% em julho, menos 0,1% que no mês anterior. Segundo o INE, a desaceleração foi determinada pela componente Materiais, cuja taxa de variação desceu 0,3% face ao mês anterior. Já o índice da componente Mão de Obra apresentou uma taxa de 1,3% em julho, ligeiramente inferior (1,2%) que a de junho.
Câmara de Lobos investe 8,2 milhões em 32 casas para realojar famílias
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na Madeira, adjudicou a construção de 32 frações habitacionais, no valor de 8,2 milhões de euros, para realojar as famílias retiradas da Fajã das Galinhas na sequência do incêndio em 2024. Em comunicado, a autarquia explica que as novas habitações serão construídas no sítio do Castelejo, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, nas zonas altas do concelho.
Austrália acelera construção de casas para travar crise habitacional
O governo australiano anunciou um conjunto de medidas para acelerar a construção de habitações, numa altura em que o país enfrenta uma das mais graves crises habitacionais das últimas décadas. Entre as decisões está a disponibilização imediata de mais de 26 mil novas casas e a suspensão de alterações às leis de construção, de forma a simplificar processos de aprovação.
Lisboa com crescimento de 2,4% no valor dos imóveis residenciais prime
O valor dos imóveis do mercado residencial de luxo continuou a crescer, a nível mundial, durante o primeiro semestre de 2025. Em 30 cidades monitorizadas num relatório recente da Savills, o valor médio destes imóveis prime aumentou 0,7%, com Lisboa a chegar aos 2,4%. Já as rendas cresceram, em média, 2%, no conjunto das 30 cidades.
Para poder comentar deves entrar na tua conta