Comentários: 0
Vistos gold: maioria chumba audição de Paulo Portas

A maioria parlamentar (PSD/CDS) chumbou o requerimento do PS para ouvir Paulo Portas sobre a polémica em torno da atribuição de vistos gold, mas garante que o vice-primeiro-ministro irá em breve ao parlamento discutir as alterações legislativas àquela matéria. A garantia foi dado por Hélder Amaral, “vice” da bancada centrista.

Segundo o responsável, foi ontem aprovado, na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, o requerimento apresentado pelo PSD e CDS-PP para a audição do vice-primeiro ministro sobre alterações legislativas ao regime dos vistos gold, assim que as respetivas propostas estejam concluídas. “Não se perde nada porque [entre os dois requerimentos] apenas o ‘timing’ [prazo] era diferente”, afirmou o também vice-presidente daquela comissão parlamentar.

O deputado centrista revelou que Paulo Portas disponibilizou-se desde o início a discutir no parlamento alterações legislativas ao processo de concessçao de vistos gold, faltando “muito pouco” para esse processo legislativo esteja concluído. “Aguardamos que o Governo tenha as suas alterações prontas para que o vice-primeiro-ministro venha cumprir aquilo que se propôs desde o início, discutir essas alterações”, frisou.

Relativamente ao chumbo do requerimento apresentado pelos socialistas, Hélder Amaral considerou que não fazia sentido “aprovar um requerimento para uma audição na comissão de Economia sobre um relatório de um ministério da tutela da Administração Interna”.

O PS queria ouvir o vice-primeiro-ministro na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas sobre o relatório acerca dos vistos gold elaborado pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), que os socialistas consideram ser “absolutamente desastrosa para aquilo que foi a implementação deste programa”.

Na sequência da operação Labirinto, uma investigação relacionada com a atribuição dos referidos vistos, foram detidas 11 pessoas suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influências e peculato, entre os quais o ex-diretor do SEF, Jarmela Palos. A ministra Anabela Rodrigues pediu à IGAI um inquérito ao procedimento de concessão de autorização de residência para atividade de investimento pelo serviço.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta