Comentários: 0
Proprietários criam Gabinete de Reabilitação Urbana, que arranca em setembro
idealista/news

A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram ontem (dia 15) um protocolo estratégico que visa facilitar, apoiar e promover o acesso dos proprietários privados ao processo de candidatura ao financiamento do programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”. A ALP anunciou ainda a criação de um Gabinete de Reabilitação Urbana, que começa a funcionar em setembro.

“Através do protocolo hoje [ontem] assinado, a ALP assume como prioritário e estruturante o compromisso da reabilitação urbana, comprometendo-se a operacionalizar esforços para a promoção da reabilitação urbana e divulgação dos mecanismos previstos no recém-reformulado programa ‘Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível’ junto dos seus associados: mais de dez mil proprietários urbanos à escala nacional”, refere a ALP, em comunicado.

Segundo a entidade, “além de sessões de esclarecimento aos associados e divulgação de informação, a ALP vai criar um Gabinete de Reabilitação Urbana na associação, que entrará em funcionamento em setembro”. O mesmo visa “acompanhar os associados em todos os aspetos do processo de reabilitação: na área técnica (projetos de arquitetura, elaboração de cadernos de encargos e orçamentos, acompanhamento de obra), nas áreas legal e jurídica e também no que diz respeito ao financiamento (elegibilidade das candidaturas e acompanhamento de todo o processo)”, lê-se no documento.

Para Luís Menezes Leitão, presidente da ALP, a parceria entre a associação e o IHRU “afirma-se como uma força motriz da muito urgente reabilitação urbana em Portugal”, sendo urgente criar “um saudável mercado de arrendamento” no país. “Os proprietários precisam de confiança para investir. As ofensivas contra a reforma do arrendamento são uma ameaça à reabilitação urbana”, acrescentou.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta