Comentários: 0
Lisboa: programa de rendas acessíveis para cinco mil famílias apresentado este ano
GTRES

Fernando Medina, que está há três meses na presidência da Câmara Municipal de Lisboa (CML), tendo sucedido a António Costa, revelou que pretende apresentar “até final do ano” o programa de habitação com rendas acessíveis. O mesmo visa trazer para a cidade cinco mil famílias.

Vai haver zonas de reabilitação urbana, locais onde o edificado municipal tem densidade suficiente para permitir operações de reabilitação urbana sistemática, que permitam mais eficiência do ponto de vista dos custos da própria reabilitação. E já temos também selecionada a primeira área onde aceitaremos construção nova a renda acessível. Queremos fazer disto a experiência-piloto do modelo que temos em mente, testá-lo. Tendo sucesso, depois alargaremos, até chegar aos cinco mil”, adiantou, em entrevista ao Público.

Segundo o autarca, o modelo ainda não está “totalmente fechado, mas o princípio é que a propriedade dos terrenos ou dos edifícios é municipal” enquanto “a construção ou reabilitação será feita por privados, com a condição de ser estabelecida determinada renda, determinado tipo de preço por m2”. “Tem de ser garantido por um período muito longo de tempo. Isto é possível porque a câmara tem o terreno ou tem os edifícios com os quais entra, o que reduz significativamente, pelo menos em um terço, os valores globais da construção”, contou, salientando que foi buscar a ideia ao Bairro de Alvalade, que “foi construído dessa forma e foi um grande êxito”.

O primeiro projeto, ao nível da construção, “será em Benfica, junto ao Colombo”, revelou Fernando Medina. “Relativamente à reabilitação, será num quarteirão perto da Almirante Reis, onde a câmara tem um conjunto muito significativo de propriedades”, explicou.

Clica neste link (do jornal Público) para leres toda a entrevista.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta