Comentários: 0

A moda das praias urbanas parece ter vindo para ficar em Lisboa. No ano passado, em agosto, 80 mil pessoas passaram pela praia urbana do Jardim do Torel, na freguesia de Santo António, a cerca de cinco minutos da Avenida da Liberdade. A ideia foi um sucesso e repete-se este ano. Em Belém, no Terreiro das Missas, também está em aberto a possibilidade de ser criada uma iniciativa semelhante.  

“Ter uma praia urbana num ponto alto da cidade em que quando estiver a apanhar sol estou a usufruir da vista desta cidade quase perfeita... O enquadramento é fantástico”, desabafa Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António, em entrevista ao idealista/news.

Depois do sucesso alcançado no ano passado (ver fotos), a fasquia está agora mais elevada. O autarca revela que o “evento estrapolou”, já que foi “criado para a freguesia mas foi adotado pela cidade” e pelo país: “Tivemos excursões do Porto, Castelo Branco, Sines, etc. para virem ver a praia do Torel”. E houve também muitos estrangeiros a visitar o espaço, conta. 

Segundo Vasco Morgado, há outro fator importante a ter em conta. “Este tipo de eventos faz com que tenhamos de recuperar o espaço, como as paredes. Temos também de intensificar o serviço de limpeza e o trabalho de jardinagem, por exemplo. Queremos apresentar a qualidade dentro da cidade”, explica.

A Praia do Torel está aberta ao público todos os dias de agosto das 10 às 20 horas e a entrada é gratuita. “Os sponsors [no ano passado foi o Millennium bcp] fazem com que ela consiga ser assim. Entre gastar dinheiro do erário público para fazer este evento ou ter um sponsor e não gastar o dinheiro, e arranjar a fachada de uma escola ou por lá computadores, como fizemos no ano passado, é isto que vou fazer sempre, pelo menos enquanto for presidente”, refere o autarca.

Belém na calha 

Na frente ribeirinha da cidade, na turística zona de Belém, há um outro espaço que também pode vir a ser aproveitado de forma a ter uma praia urbana. O Terreiro das Missas, junto à estação fluvial de Belém. “O objetivo não é concorrer nem com as praias da linha nem com a Praia do Torel. É aproveitarmos este dom magnifico que é termos uma zona destas na nossa freguesia junto ao rio que está subaproveitada, o que é uma vergonha”, diz Fernando Ribeiro Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Belém, ao idealista/news. 

Quando questionado sobre a possibilidade de haver ainda este verão uma praia urbana em Belém, o autarca prefere não comprometer-se com timings, mas diz estar confiante “que neste mandato” a praia estará a “funcionar e aquele local estará reabilitado”. “Estamos abertos a propostas. Temos contactos com várias entidades para ver se pudemos fazer uma praia urbana que nos permita encaixar mais algumas verbas para a reabilitação do espaço e para que possamos dar já este ano à população de Lisboa e a quem nos visita mais um local onde se possa desfrutar de bons momentos”, conta.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade