Comentários: 0
Quanto se demora a encontrar casa em Portugal? Este e outros dados para conheceres melhor os compradores dos teus imóveis
GTRES

A busca para encontrar casa é um processo que não se arrasta no tempo. E os portugueses são os mais rápidos da Europa, precisando de apenas um mês para conseguir encontrar o lar dos seus sonhos. Pelo contrário, os austríacos e holandeses são os que mais demoram a tomar uma decisão, tardando à volta de meio ano. Em média, 68% dos europeus investe dois meses neste processo, indica um estudo da Remax Europa.

E onde é que os portugueses encontram as suas novas casas?

O boca a boca ainda pesa, com entre 35,4% dos inquiridos a dizer que investiu com base nas recomendações de amigos e familiares, mas o online é, sem dúvida, atualmente o canal de vendas com mais força no setor imobiliário: 78% dos portugueses encontraram a sua nova propriedade entre portais, websites de agências e redes sociais. 

O que pesa mais no momento de procurar casa?

Os interessados em encontrar o seu novo lar têm em conta vários fatores antes de começar a busca, sendo que a localização desejada e o preço são os critérios que mais contam para os portugueses. Mas os portugueses também dão muita importância às condições das infraestruturas sanitárias, que desempenham um papel crucial durante as visitas iniciais. E quem tem entre os 30 e 19 anos valoriza também a proximidade das escolas, creches e parques infantis.

Quantas casas visitam os portugueses antes de comprar?

O estudo da Remax mostra que a maioria dos portugueses que procura casa já comprou ou arrendou antes. Cerca de 50% procura uma nova propriedade em casal, enquanto um em cada quatro portugueses procura por conta própria. E, em média, antes de tomar uma decisão, são visitados seis imóveis.

Neste processo, as fotos representam um papel fundamental. Perto de 60% dos inquiridos dizem que precisam de estar familiarizados com imagens de uma propriedade antes de considerá-la numa "short-list" para visitar. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta