Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa ganha importância face à compra de casa

O mercado de arrendamento tem potencial para crescer (e muito) em Portugal. Embora haja menos famílias a ponderar mudar de casa dado o atual contexto de incerteza económica, a procura de casas para arrendar continua a ser bem superior à pesquisa de habitações para comprar. E esse interesse tem-se refletido no número de novos contratos formalizados em Portugal: arrendar casa tem ganho revelo face à compra de casa, tal como concluiu o relatório residencial anual de 2023 desenvolvido pelo idealista/data. A flexibilidade e menor poupança exigida na hora de arrendar uma habitação pode ajudar a explicar esta tendência. Mas o crescimento dos negócios no arrendamento em Portugal tem sido travado pela falta de habitações disponíveis neste mercado.
Procura de casas desde a Ucrânia

Um ano de guerra: procura de casa em Portugal desde a Ucrânia dispara

Faz esta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, um ano que a guerra na Ucrânia eclodiu em solo europeu. E tudo mudou. Instalou-se uma crise energética tal que fez disparar a inflação para máximos de 30 anos, um cenário que levou os bancos centrais a iniciar a subida dos juros de referência mais rápida de sempre. Os impactos do conflito também foram sentidos no imobiliário, refletindo-se na subida dos custos da construção, dos preços das casas à venda, assim como do crédito habitação. Mas quem sentiu mais os efeitos da guerra foram mesmo as famílias ucranianas, que viram os seus lares a serem destruídos. Muitas decidiram fazer-se à estrada para fugir do conflito e escolheram Portugal para se refugiar. Os dados do idealista espelham bem essa realidade: a procura de casa para arrendar desde a Ucrânia em setembro de 2022 foi seis vezes superior à registada no mesmo mês de 2021 (e desde a Rússia triplicou).
Comprar casa no Porto

Morar no Porto: preços das casas empurram famílias para as periferias

A cidade Invicta está repleta de histórias, tradições, património e cultura que encanta quem lá vive e atrai famílias de outras cidades para viver. Mas nem todas conseguem pagar uma casa para morar no concelho do Porto. Os preços das habitações para comprar e para arrendar estão em alta e muito acima dos rendimentos médios dos portugueses. E, por isso, milhares de famílias estão a ser empurradas para morar nos concelhos periféricos da Invicta. A questão é que também nos municípios limítrofes do Porto os preços das habitações estão a disparar, mostram os dados analisados pelo idealista/news.
Crédito habitação em Portugal

Subida de juros desacelera valor total de crédito habitação há 4 meses

O mercado residencial português começou a dar sinais de mudança na segunda metade de 2022. Os juros dos créditos habitação estão a subir à medida que o Banco Central Europeu (BCE) decide aumentar as taxas diretoras. E perante empréstimos mais caros, há famílias que estão a adiar a compra de casa com recurso a financiamento bancário. É o que nos mostra os dados do Banco de Portugal (BdP) esta quinta-feira divulgados: a taxa de variação anual relativa ao montante total de empréstimos habitação está a desacelerar há quatro meses consecutivos.
Casas na praia para comprar e arrendar

Casas junto ao mar: onde é mais barato comprar e arrendar?

Comprar casa junto à praia é o desejo de muitos portugueses e estrangeiros. Este é um mercado que tem estado dinâmico mesmo durante a pandemia. A procura de casas na praia à venda cresceu em 45 dos 54 municípios situados na costa portuguesa, fazendo cair a oferta de casas na maioria dos concelhos e disparar os preços das casas. E o mesmo cenário se verifica no mercado de arrendamento de casas junto ao mar. Mas quais são os municípios que registam as casas na praia mais baratas para comprar? E para arrendar? O idealistas/news mergulhou nos dados e pintou o mapa da costa portuguesa com os preços das casas no litoral. Vem daí descobrir.
Estrangeiros procuram casas à venda em Portugal

Comprar casa em Portugal: os 5 municípios que mais atraem estrangeiros

O clima ameno, a gastronomia típica, a segurança, as praias e as paisagens verdes de Portugal atraem estrangeiros dos quatro cantos do mundo para visitar e viver no país. E há ainda programas como os vistos gold, que incentivam o investimento estrangeiro no mercado imobiliário nacional em troca de autorizações de residência. Mas onde é que os estrangeiros mais procuram casa para comprar em Portugal? Segundo um estudo do idealista, Lisboa, Loulé, Albufeira, Cascais e Porto foram os cinco municípios mais procurados por não residentes para adquirir uma habitação no país no segundo trimestre de 2022. Descobre quais são os preços das casas nos cinco municípios em causa.