Comentários: 0
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) acaba de lançar uma linha de crédito destinada a financiar os proprietários de habitações (condóminos) em edifícios constituídos, nos quais o Instituto também detém frações. Este crédito, com uma taxa fixa de 1%, poderá atingir o valor máximo de 15 mil euros e alcançar o montante de 100% do valor das obras a realizar. O prazo de reembolso é de entre 5 e 12 anos.
 
Para um empréstimo de 5 mil euros a 12 anos, por exemplo, o proprietário terá uma prestação mensal de 37 euros, aponta como exemplo o IHRU em comunicado.

O IRHU explica que "financiamento destina-se a suportar as obras a realizar pelos condomínios nas denominadas partes comuns dos edifícios, nomeadamente coberturas, fachadas, janelas, átrios de entrada e circulações comuns, elevadores, redes comuns de água, eletricidade, gás, esgotos, telecomunicações e televisão"

Com uma dotação inicial de dois milhões de euros, garantidos por recursos próprios do IHRU, esta linha de crédito pretende "ajudar a vencer as atuais dificuldades de muitos condomínios em conservar os seus edifícios, porque existem proprietários que não têm meios de pagar a sua quota parte".

Em breve, o IHRU compromete-se a disponibilizar um simulador no Portal da Habitação, onde estão já disponíveis mais informações sobre esta linha de crédito bonificada.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta