Comentários: 0
Bancos multados em mais de um milhão de euros por casas vazias em Barcelona
Ada Colau, presidente da câmara municipal de Barcelona, tem como prioridade a defesa dos inquilinos e do direito à habitação. autorizado

A Câmara de Barcelona decidiu aplicar uma multa total de 1.260.000 euros ao Santander, BBVA e Sareb - Sociedade de Gestão de Ativos Provenientes da Reestruturação Bancária (Sareb) por terem nos seus balanços casas desocupadas há mais de dois anos. Ao abrigo da Lei do Direito à Habitação catalã, de 2007, o 'ayuntamiento' de Ada Colau vai cobrar 315 mil euros por cada apartamento que não está a ser usado, num momento em que a escassez de casas é um dos problemas mais críticos da cidade espanhola.

E estes processos, que iniciaram os expedientes sancionatórios no verão de 2015, não são os únicos casos que o município de Barcelona tem em mãos. No total, há 207 processos em curso, dos quais 143 foram abertos este ano, sendo expectável que este número venha a aumentar substancialmente em breve, uma vez que o governo de Ada Colau tem como prioridade a defesa dos inquilinos e do direito à habitação. Mas a autarca já deixou claro que a ofensiva será sempre contra grandes proprietários e nunca pequenos.

Barcelona, onde o afluxo de residentes estrangeiros e a pressão do turismo têm feito as rendas subirem a pique, terá pelo menos 80 mil habitações que se encontram desocupadas há bastante tempo. Os movimentos antidespejo dos últimos anos, fizeram com que o governo catalão atacasse este problema e reforçasse a política de apoio à habitação social. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta