Comentários: 0
Processos dos vistos gold “estão completamente bloqueados”
Luís Lima, presidente da APEMIP. idealista/news

Os processos de atribuição e renovação de vistos gold “estão completamente bloqueados” e se alguém precisar de fazer marcações junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para entregar um processo “não fazem marcação antes de novembro”. O aviso é deixado por Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Segundo o responsável, os atrasos surgem numa altura em que decorrem renovações dos processos, não tendo o SEF capacidade para responder. “Tenho pena porque foi um sistema que ajudou muito à recuperação do setor imobiliário e trouxe muito dinheiro para o país. Felizmente para nós, não dependemos apenas dos investidores estrangeiros que vêm através dos programas”, lamentou Luís Lima, citado pela Lusa.

O líder da associação de mediadores considera que está em causa a “reputação e a credibilidade de Portugal” e afirmou que talvez fosse melhor acabar com o programa, que não está a funcionar.

Também Beatriz Rubio, diretora executiva da imobiliária Remax, lamentou a situação, falando em “falhas graves” que surgem devido à falta de meios. “[Há medidas de] carácter procedimental ou de afetação de meios que têm de ser implementadas de imediato”, referiu, salientando que “o ritmo de aprovações é muito lento e diminuto em face dos processos submetidos/existentes”.

“As marcações são disponibilizadas sem pré-aviso e ficam todas esgotadas em poucas horas. Neste momento, as marcações para concessões e renovações encontram-se todas preenchidas até final de novembro”, explicou.

Trata-se de uma preocupação, de resto, partilhada por outras mediadoras a atuar em Portugal. “O que deverá melhorar é a operacionalidade para que os processos de pedido de autorização de residência possam obter uma decisão num mais curto espaço de tempo”, disse Ricardo Sousa, presidente executivo da Century 21, à Lusa.

João Pedro Pereira, membro da comissão executiva da ERA, afirmou que é de total importância que o “processo de compra de casa e atribuição de vistos gold ser simples, transparente e seguro”.

O membro da comissão executiva da ERA explicou que a empresa colabora com gabinetes de advogados para apoio dos clientes em "todas as questões legais e na obtenção de Vistos Gold".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta