Comentários: 0
Há um atraso de três meses na atribuição de vistos gold
Diário de Notícias

Os estrangeiros que queiram investir em Portugal através do programa vistos gold têm de esperar pelo menos três meses para conseguirem ter uma reunião no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e entregaram a documentação que permite dar início ao processo. Isto depois de já terem investido no mínimo 500.000 euros na compra de um imóvel.

A situação agravou-se a partir de maio e estará relacionada com o facto do SEF não permitir com regularidade reservar vagas para os interessados entregarem os documentos necessários ao início do processo, escreve o Diário de Notícias.

Segundo a publicação, alguns advogados que tentam agendar uma ida aos serviços do SEF de Lisboa e ligam para a linha de atendimento ouvem do outro lado que “a agenda de novembro ainda não está aberta”.

Já o SEF confirma que “os agendamentos para atendimento no SEF de investidores e familiares no âmbito de primeiro pedido de ARI (Autorização de Residência para Atividade de Investimento) ou renovação, na área de Lisboa, que é a área de maior pressão, o tempo máximo de espera para atendimento é de cerca de dois meses e meio, havendo outros locais no país onde é imediato”.

De acordo com Manuel Niza Ribeiro, presidente do sindicato dos Funcionários do SEF, devem existir atualmente cerca de quatro mil processos pendentes. O responsável adiantou que os problemas com os agendamentos começaram “há dois ou três meses”.

Nos primeiros sete meses do ano, foram concedidas 1.041 ARI e foram investidos ao abrigo deste programa 656.226.116,72 euros, mais 14,8% que os 57.1511.345,63 euros registados no período homólogo. De referir, no entanto, que em julho o investimento captado com a concessão de vistos gold atingiu os 59.779 968,88 euros, menos 2,8% que nos primeiros sete meses do ano passado (61.552.086 euros).

Há um atraso de três meses na atribuição de vistos gold
Diário de Notícias

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta