Ao longo de todo o mês de setembro, a Caravana pelo Direito à Habitação vai andar na estrada por todo o país com o objetivo de conhecer o real estado da habitação em Portugal. O projeto cívico reúne académicos, moradores, associações e ativistas e visa apresentar, depois, as conclusões num relatório enviado ao Parlamento e ao Governo, num momento em que se começa a desenhar o Orçamento do Estado para 2018 (OE 2018).
“A Caravana pretende visitar bairros de norte a sul do país onde persistem grandes problemas de habitação, carências e precariedade”, revela a Associação Habita. O movimento tem uma página no Facebook que vai criando eventos, para os quais convida todos os cidadãos a participar e onde expõe as imagens e os vídeos dos locais visitados.
O objetivo deste projeto cívico
A Caravana, segundo conta o Dinheiro Vivo, pretende chamar à atenção do governo, autarquias e deputados para o direito à habitação. Os problemas estão identificados – aumento dos preços das casas, banalização dos despejos; racismo institucional ou a falta de uma política social de habitação -; querem agora saber qual o verdadeiro impacto no País e enfrentar “a falta de diálogo, falta de participação, falta de políticas necessárias para concretizar a habitação adequada como um direito de todos”.
Durante o mês, a Caravana vai passar pela Amadora, onde visitará Casal da Boba, Cova da Moura e Bairro 6 de maio. Segue para Almada e Seixal e para Loures. Em Lisboa, mais para o meio do mês, passa pela Mouraria e pelo Lumiar e segue para Beja. A visita termina nos Açores, passando antes pelo Porto e Coimbra.
Para poder comentar deves entrar na tua conta