Comentários: 0
“Dar Voz aos Cidadãos” recolheu cerca de 600 contributos sobre novas políticas de habitação
Creative commons

Mais de 500 cidadãos apresentaram contributos ao documento de orientação para uma nova geração de políticas de habitação. O mesmo esteve em consulta pública de 16 de outubro a 16 de dezembro de 2017, tendo recebido 564 contributos, dos quais 244 através do Portal do Governo e 320 no âmbito das cinco sessões públicas organizadas pelo Executivo.

Os números foram avançados pela secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, no âmbito do primeiro debate "Fórum da Habitação: Ausências Passadas, Presenças Futuras", que decorreu segunda-feira (8 de janeiro) em Lisboa. De acordo com o Governo, e tendo em conta a análise preliminar aos contributos recolhidos, existe "um grande consenso" em relação à orientação estratégica e aos objetivos inscritos, o que "dá força" à elaboração do documento final, escreve a Lusa.

Ana Pinho disse querer ter um “primeiro esqueleto do que será o 'Primeiro Direito' até ao final do mês", lembrando, no entanto, que o compromisso assumido foi o de apresentar o programa até ao final do primeiro trimestre deste ano.

O "Primeiro Direito", em conjunto com o programa "Porta de Entrada", vai substituir, segundo a Lusa, o Programa Especial de Realojamento (PER) e o Programa de Financiamento para Acesso à Habitação (PROHABITA), visando dar resposta a famílias que estejam em situação de falha de habitação, sejam moradores em barracas, sejam moradores sem alojamento.

De recordar que a iniciativa “Política de Habitação – Dar Voz aos Cidadãos”, e respetiva plataforma, foi criada pelo Grupo Parlamentar do PS, cujo objetivo era o de aproximar os cidadãos do debate sobre as propostas do Governo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade