Comentários: 0
Deco Alerta: Humidade em casa? A solução é...
GTRES

O frio e a chuva são um problema para as casas, que ficam danificadas com a humidade que é criada. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, ajudamos-te a resolver este problema. Fica a saber como.

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Todos os anos, durante o inverno, temos as paredes da nossa casa danificadas pela humidade e bolores instalados. Já tentámos inúmeros truques e técnicas e acabamos por ter de pintar a casa todos os dias. Podem aconselhar-nos sobre esta matéria?

Esta questão é comum a muitas famílias que se queixam de problemas de humidade em casa. Além das manchas escuras na parede, sente-se, por vezes, um incomodativo cheiro a bafio.

Para vos ajudar a tentar resolver este problema, temos primeiro de identificar a origem da humidade instalada nas vossas paredes. Depois podemos apontar-vos algumas soluções a adotar para resolver a questão.

Humidade infiltrada, resultante sobretudo da chuva

Como detetar: parecem manchas amarelas na parede, de diferentes tamanhos, quase sempre devidas à infiltração de água da chuva. Se o problema não for tratado, a mancha tende a escurecer devido à criação de bolor. Piora após chuvas intensas e seca mais no tempo quente.

Como resolver: se a causa for uma fissura na parede ou telhado, pode ser tapada com mástique. Caso não consigam identificar o ponto de entrada, apliquem um revestimento exterior em material impermeável ou uma tinta especial, após substituição dos materiais danificados.

Humidade de condensação

Como detetar: manchas de humidade com aspeto irregular nas paredes ou teto, sobretudo nos cantos. Por vezes, surgem bolores e cheiro a bafio.

Como resolver: ventilem a casa com frequência, por exemplo abrindo as janelas. Há que reduzir a produção de vapor de água, através da diminuição da temperatura da água do banho, por exemplo. Tapem as panelas quando cozinham e liguem o exaustor. Evitem secar roupa no interior das divisões. Caso seja preciso fazê-lo, usem um aquecedor e ventilem a divisão.

Fugas na canalização

Como detetar: manchas húmidas permanentes e possível bolor junto a canalizações e aparelhos sanitários.

Como resolver: localizar a fuga e reparar a canalização e a parede danificada.

Humidade ascendente

Como detetar: manchas que, regra geral, sobem a partir do chão. No exterior da habitação, pode ocorrer a formação de salitre ou musgo. No interior, podem aparecer bolores, fissuras ou as paredes ficarem húmidas.

Como resolver: deve-se a problemas de construção ou à água dos solos. Será necessário introduzir materiais impermeáveis, o que implica obras, ou injetar substâncias hidrófugas nas paredes.

Informem-se aqui.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade