Comentários: 0

Um estudo promovido pela Federação Académica de Lisboa (FAL) alerta para a falta de residências universitárias na capital. Isto numa altura em que arrendar casa ou quarto é cada vez mais caro. O alerta surge no “Livro Negro do Ensino Superior”, título de um estudo – apresentado esta quinta-feira (5 de abril) – feito com base num inquérito aos alunos das várias universidades de Lisboa.

Segundo João Rodrigues, presidente da FAL, o “aumento galopante do preço do arrendamento” das casas está a tornar-se incomportável. “Em média, os estudantes em Lisboa pagam por um quarto entre 225 a 350 euros. São preços muito elevados”, disse, citado pela TSF. 

O responsável vai mais longe nas críticas, afirmando que “os estudantes não estão contentes com o alojamento que têm”, até porque têm muita dificuldade para encontrar um quarto ou uma casa. 

A solução pode passar pela existências de mais residências universitárias. “Temos de construir mais residências e sobretudo reabilitar as existentes. Continuar a deixar os estudantes à mão do mercado imobiliário, do mercado de arrendamento normal, cria situações de evasão fiscal, de condições deploráveis das habitações”, alertou João Rodrigues. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta