Comentários: 0
Deco Alerta: Como deixar a casa em segurança quando vais de férias
GTRES

As férias de verão estão ai à porta para muitos portugueses. Mas todo o cuidado é pouco na hora de fazer as malas e trancar a porta de casa. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada aos consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos-te alguns conselhos para manteres a casa segura durante o período de férias. 

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Uma das maiores preocupações da minha família, quando estamos a preparar as férias, é a segurança da nossa casa. Os assaltos no período das férias de verão são comuns em muitas zonas residenciais. Sabemos que os sistemas de alarme são eficazes, mas temos a questão do preço. Que conselhos práticos nos podem indicar sobre este assunto?

A vossa preocupação é partilhada pela maioria dos consumidores que estão a preparar a partida para as férias. O número de assaltos a casas fechadas durante o período do verão é sempre assustador e, por vezes, nem a presença de porteiro no edifício e, ou, a vigilância policial são suficientes.

Aconselhamos a adoção de um comportamento preventivo para manter a casa segura, mesmo sem precisar de gastar muito dinheiro em alarmes e sistemas de vigilância. Prevenir os perigos não custa nada e é eficaz. Hábitos como fechar a porta e janelas, trancando todas as entradas, e dar a sensação de manter a casa habitada nas ausências podem fazer a diferença e reforçar muito a segurança da tua casa. Não deixes mensagem no correio de voz do telefone a informar que estás fora e evita, cada vez mais, divulgá-lo nas redes sociais.

É sempre importante criar a ideia de movimento em casa. Podes pedir a um vizinho para abrir e fechar estores ou cortinas e luzes e esvaziar a caixa do correio. Se ainda não és próximo de nenhum vizinho, podes investir algum dinheiro e comprar um temporizador que liga e desliga as luzes e aparelhos por alguns períodos dando a sensação de que a casa está habitada.

No caso específico dos prédios é essencial que o condomínio defina regras como manter as portas de entrada fechadas e não abrir a porta a estranhos. Uma boa iluminação do edifício é fundamental, sobretudo junto das entradas e no acesso à garagem. Investir em câmaras com gravação, nas portas de acesso e hall de entrada, garagens e elevadores aumenta a segurança e colocar avisos visíveis de que o prédio é vigiado com gravação ajuda a evitar tentativas de intrusão também pode ser uma ajuda preciosa para a segurança das casas. 

Comprares uma boa fechadura para a porta de entrada é uma medida importante e tal não significa um custo muito elevado. As fechaduras de segurança de sobrepor duas trancas são muito utilizadas por quem quer manter a porta original e procura apenas mudar a fechadura velha. 

Comprar um alarme é, ainda, outra solução. Procura o que o mercado oferece, compara modelos e preços, adequando assim essa compra à tua casa e à tua disponibilidade financeira. 

Por fim, sabemos que todos os anos, nos meses de julho, agosto e setembro, a PSP lança programas de verão especificamente destinados à segurança dos domicílios. Recolhe toda a informação no departamento policial mais próximo da tua residência.

Informa-te mais sobre este assunto aqui

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta