Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugal no top 5 de maiores subidas de preços da habitação da UE

Autor: Redação

Portugal é um dos países onde o custo da habitação mais está a crescer: registou a quarta maior subida da União Europeia (UE) no preço das casas no primeiro trimestre do ano, em termos homólogos. De acordo com o índice de preços da habitação do Eurostat, o preço das casas subiu 12,2% em Portugal, contra a média de 4,5% na Zona Euro e de 4,7% nos 28 Estados-membros.

Apenas a Letónia (13,7%), a Eslovénia (13,4%) e a Irlanda (12,3%) registaram aumentos homólogos superiores ao português.  E até há países onde os preços caíram ligeiramente, como são os casos da Suécia e Itália (-0,4% cada) ou Finlândia (-0,1%).

Na comparação direta com o trimestre anterior, Portugal apresenta a quarta maior subida, com um aumento dos preços de 3,7%, ficando atrás da Letónia (7,5%), Hungria e Eslovénia (ambos com subidas de 4,4%), segundo os dados do Eurostat.

De referir ainda que, no seu conjunto, a União Europeia (EU) apresentou no primeiro trimestre deste ano, e em comparação com o quarto trimestre de 2017, uma subida de 0,7% nos preços das casas. Na Zona Euro, o índice de preços do Eurostat teve um crescimento de 4,5% em termos homólogos e um avanço de 0,6% face ao trimestre anterior.