Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arquitetura: Open House Porto regressa em junho com 70 espaços de portas abertas

Terminal de Cruzeiros de Leixões foi o espaço mais visitado na edição de 2018 / Open House Porto
Terminal de Cruzeiros de Leixões foi o espaço mais visitado na edição de 2018 / Open House Porto
Autor: Redação

O 5º Open House Porto (OHP) realiza-se nos dias 29 e 30 de junho de 2019, sábado e domingo, respetivamente. De portas abertas ao público – e gratuitamente – estará “um vasto conjunto de espaços de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia”, que mostrarão “a excelência do património arquitetónico das três cidades”. São ao todo 70 espaços, 60% dos quais inéditos.

Segundo a organização, que está a cargo da Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura, desde a primeira edição, em 2015, o OHP já recebeu quase 100 mil visitas – só no ano passado foram 32 mil visitantes.

A edição 2019 do OHP é comissariada pelos arquitetos Nuno Valentim e Joana Couceiro e o roteiro é dedicado à “Vida Interior”. “Um percurso em que ‘a casa (ou a cidade) dá-se a ver do outro lado do umbral’. A porta entreaberta é lugar de expetativa e suspensão. Dentro pode estar um espaço quente e familiar ou, pelo contrário, um território isolado e agreste”, refere a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), citando a descrição do texto curatorial. 

O OHP, que conta com a parceria estratégica das autarquias de Matosinhos, Porto e Gaia, “pretende continuar a afirmar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano”. Com o objetivo de “assegurar que cada edição é original e irrepetível, o OHP propõe este ano uma viagem pelos lugares de interioridade, ou seja, uma aproximação à vida interior das boas arquiteturas”. Para tal, serão dadas a conhecer muitas casas, palácios, bairros e alguns monumentos.