Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dicas de decoração para tornar a casa num santuário para os animais de estimação

Como criar espaços de convivência harmoniosos
Dicas para decorar a casa para os amigos de quatro patas / Photo by Carissa Weiser on Unsplash
Autor: Redação

Os amigos de quatro patas são presença habitual em muitos lares portugueses – recorda-te que há uma nova lei em vigor e está explicada neste guia do idealista/news –, mas será que o espaço de convivência é suficientemente harmonioso para eles? Se a resposta for “não” fica atento a estas dicas de decoração. Vão ajudar-te a transformar a casa num verdadeiro santuário para animais de estimação.

Stacey Sibley, diretora criativa de design de interiores na Alexander James Interior Design, e dona orgulhosa de dois cães Westies, Alfie e Piglet, partilhou alguns truques com a House Beautiful sobre aquilo que podes fazer (e evitar) para tornar a casa num sítio perfeito para estes fiéis amigos. Mostramos-te algumas.

Escolher bem os tecidos dos sofás

A especialista aconselha a pensar cuidadosamente sobre os tecidos dos sofás lá de casa. Deve evitar-se a todo o custo o veludo, por exemplo, ou qualquer material delicado que possa ser danificado pelo animal. É preferível investir em tecidos resistentes e capazes de resistir ao teste das garras - os couros e as fibras sintéticas são uma boa opção, por exemplo.

Escolher bem o tecidos dos sofás
Ideal para uma sesta... / Photo by Paolo Nicolello on Unsplash

Atenção ao móveis... de madeira

Os móveis de madeira podem ser vistos como o briquedo ideal para “afiar” as garras dos pequenos amigos de quatro patas. O ideal será evitar este tipo de materiais – sobretudo numa fase incial – e optar por estruturas cromadas ou de metal.

Atenção ao móveis... de madeira
Cuidado com a escolha dos materiais / Photo by Per Lööv on Unsplash

Pavimentos fáceis de limpar

Tendo em conta os inevitáveis dias chuvosos e lamacentos, e os primeiros meses em que o teu “filhote” ainda está a aprender a ir à “casa de banho”, será melhor optar por pavimentos fáceis de limpar. Os pavimentos de madeira ficam riscados com facilidade e “incham” facilmente com a humidade, pelo que será melhor optar por uma solução de ladrilho, por exemplo.

Pavimentos fáceis de limpar
Outra dica essencial / Photo by Ludovic Migneault on Unsplash

O importante espaço para brincar

Qualquer animal de estimação precisa de um espaço para brincar. Sim, eles precisam de correr atrás de bolas, e é importante deixar que os amiguinhos libertem a energia. Mas claro, sem revoltar toda a casa. É por isso desejável criar um espaço de brincadeira, para que o animal possa desfrutar de um tempode qualidade. Mantém os brinquedos armazenados longe e fora da vista, mas facilmente acessíveis.

O importante espaço para brincar
Os animais precisam do seu tempo / Photo by Romy Xu on Unsplash

Cozinhas impecáveis

Manter o espaço o mais arrumado possível é essencial, para que a cozinha possa brilhar sem tigelas para cahorros ou gatinhos que “mancham” essa visão perfeita. Para isso será preciso não deixar as tigelas à vista, colocando-as debaixo dos armários da cozinha depois da hora das refeições. A água poderá ficar numa esquina, para que os amigos peludos tenham sempre água fresca disponível.

Cozinhas impecáveis
Manter o espaço arrumado é fundamental / Photo by Hector Bermudez on Unsplash

Paredes para que te quero

Não negligencies as paredes. Elas podem tonar-se numa dor de cabeça para limpar se não tiveres atenção à textura. É preciso evitar paredes de grande textura ou materiais que atraiam o pêlo dos animais. O ideal é apostar em tinta acetinada e lavável.

Paredes para que te quero
Muita atenção a esta dica / Photo by Nathalie SPEHNER on Unsplash

O trono do rei ou da rainha

A decoração de uma casa deve contemplar, obviamente, a cama dos amigos de quatro patas. E claro, deve ser compatível com o resto da decoração. Não deverás colocar uma cama tradicional num apartamento elegante e sofisticado e vice-versa. Opta por uma cama feita de materiais de qualidade, onde possam relaxar, descontrair e recarregar baterias.

O trono do rei ou da rainha
A realeza precisa de descanso... / Photo by Brina Blum on Unsplash