Dados do Eurostat mostram que 19,4% dos portugueses não tem capacidade financeira para pagar os custos relacionados com o aquecimento da habitação.
Comentários: 0
Portugal é o 5º país da UE com mais pessoas sem dinheiro para aquecer a casa
Photo by Vojtech Bruzek on Unsplash

Portugal é o quinto país da União Europeia (UE) onde há mais pessoas a não ter dinheiro para aquecer a casa de forma adequada. Dados divulgados pelo Eurostat, esta segunda-feira, 6 de janeiro, mostram que 19,4% dos portugueses não tem capacidade financeira para pagar os custos relacionados com o aquecimento da habitação – a média europeia é de 7%.

Só a Bulgária (34%), Lituânia (28%), Grécia (23%) e Chipre (22%) aparecem à frente de Portugal – são os quatro países onde há uma maior percentagem de cidadãos sem dinheiro para manter as suas casas quentes.

Portugal é o 5º país da UE com mais pessoas sem dinheiro para aquecer a casa
Eurostat
“Em 2018, 7% da população da UE disse, num inquérito realizado em toda a UE, que não conseguia manter as suas casas suficientemente aquecidas. Esta percentagem atingiu o pico em 2012 (11%) e desde então tem-se reduzido consecutivamente", lê-se no relatório do gabinete de estatísticas europeu.

A realidade é bem diferente nos países nórdicos. Na Noruega apenas 0,9% dos cidadãos não consegue pagar o aquecimento. Na Áustria são 1,6%, na Finlândia 1,7% e no Luxemburgo 2,1%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta