Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Estas casas de habitação social em Barcelona foram construídas em contentores marítimos

As casas vão ter entre 30 e 60 metros quadrados (m2).

Tem quatro andares
Exterior do edifício / Aprop
Autor: Redação

Barcelona acaba de lançar uma nova modalidade de habitação social. A primeira iniciativa dos APROP, alojamentos provisórios construídos em contentores reciclados, abriu as portas para que os cidadãos saibam em primeira mão como será viver numa destas casas de entre 30 e 60 metros quadrados (m2).

As primeiras casas estão localizadas no bairro Gótico, no número 8 da rua Nou de San Francesc, num espaço anteriormente ocupado por uma praça onde “ocorreram algumas situações de falta de civismo”, segundo testemunhos de vizinhos da zona.

No seu lugar foi implantado um prédio de quatro andares e 12 alojamentos construídos com um sistema que recicla contentores marítimos, e que estão destinados a dar resposta rápida a casos de emergência habitacional. Nestas casas, especificamente, serão instaladas famílias que viverão provisoriamente enquanto esperam por uma habitação social definitiva - têm sala, cozinha, casa de banho e quarto.

Além disso, o prédio é totalmente sustentável : conseguiu reduzir o desperdício em 58% durante a construção e em 32% as emissões de CO2. Os alojamentos possuem certificação energética AA, sendo que o consumo de energia é de quatro a seis vezes menor que o de uma construção convencional com as mesmas características.