
Depois do confinamento, e de tempos mais difíceis, já podemos começar a receber pessoas em casa. De preferência, poucas, uma vez que o regresso à normalidade se quer gradual e, sobretudo, cuidado. A verdade é que depois de meses fechados, e porque ainda há quem não se arrisque num restaurante, pondera-se a possibilidade de combinar com alguns amigos e/ou familiares em casa para fazer um churrasco no terraço ou jardim, agora que o verão chegou.
Uma boa opção, uma vez que, sem estar na rua, poderão estar ao ar livre, o que significa, à partida, um menor risco de transmissão de coronavírus do que se estivessem num ambiente fechado. Além disso, não haverá problemas com mesas ou talheres desinfetados: tudo dependerá de ti.

Na era Covid-19, não basta gerir as brasas, é preciso ter em conta algumas regras de saúde e de higiene fundamentais para que o churrasco seja feito em segurança.
Mesmo que seja no terraço, o ideal será manter alguma distância. Por exemplo, se outro núcleo familiar for visitar-te, será ideal que cada um ocupe cada lado da mesa. Logicamente, não é compatível comer e beber de máscara. E, perante isto, o que fazer com a máscara? Deixá-la ao pescoço? Absolutamente não: a especialista em segurança alimentar Gemma del Caño comentou recentemente no Twitter que fazer isso é um erro, já que a sujidade da máscara vai para o pescoço e depois do pescoço para o rosto. Solução? "Pegar na máscara e colocá-la num envelope de papel", explica. Depois, quando for preciso, com as mãos bem lavadas, pegar nos elásticos e colocá-la outra vez.

É importante ainda ter vários frascos de gel alcoólico à disposição, espalhados pelo terraço. Na casa de banho o melhor será retirar as toalhas e pedir às pessoas que limpem as mãos a um rolo de papel de cozinha.
As medidas de higiene ficaram claras? Vamos agora ao churrasco propriamente dito. Um churrasco pode parecer simples, mas tem a sua substância, porque normalmente há carnes diferentes e cada uma tem o seu tempo de cozedura ideal: não consiste em assar o bacon e deixar as salsichas cruas. Os especialistas da Solobuey dão alguns conselhos úteis a este respeito:
- Não vale a pena fazer muitas compras: são recomendadas cerca de 150 gramas de carne por pessoa para as entradas (chouriço, salsichas, etc.) e no prato principal, cerca de 200 gramas de carne magra. Obviamente, todo o churrasco deve ter legumes e saladas como guarnição.
- Antes de começar a trabalhar, verifica se o churrasco está perfeitamente limpo: “O ideal é limpá-lo após o uso, com a grelha ainda quente, derramando bastante sal e esfregando com jornal. Isso evita que a grelha fique com odores. Se não fizeste isso da última vez, ou ficaste sem usar o churrasco por um longo período de tempo, antes de começar a cozinhar aquece-o por cerca de 10 minutos para eliminar maus odores e gordura colada do último uso", referem desde a Solobuey. É claro que queres estar à mesa com amigos e familiares, mas se desejares manter a grelha em boas condições, deverás limpá-la naquele momento: e um truque para depois de usar o jornal é untá-la com um pouco de azeite. Também é muito útil usar apenas uma esponja molhada (nunca metálica) em água quente e um pouco de bicarbonato de sódio.
- Como saber se as brasas estão boas para por os alimentos? Estarão prontas quando a chama desaparecer quase por completo e o calor estiver se espalhar uniformemente por toda a superfície. O momento ideal para começar a cozinhar é quando as cinzas ficam com uma cor esbranquiçada ou o carvão com um tom laranja-avermelhado.


Para poder comentar deves entrar na tua conta