Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

ASMIP lança conjunto de palestras online para celebrar o Dia do Mediador Imobiliário

Os temas que preocupam os profissonais do setor serão debatidos durante todo o dia de amanhã, 30 de junho de 2020, na página de facebook da associação.

Photo by Razvan Chisu on Unsplash
Photo by Razvan Chisu on Unsplash
Autor: Redação

A Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal (ASMIP) vai realizar um conjunto de palestras online ao longo de todo o dia desta terça-feira, 30 de junho de 2020, para comemorar o Dia do Mediador Imobiliário. Com esta iniciativa, que irá contar com a participação de um vasto painel de oradores, a ASMIP pretende debater os temas que preocupam os profissionais do setor.

Francisco Bacelar, presidente da ASMIP, destaca o facto de este ano o evento privilegiar os temas que preocupam o setor da mediação, “especialmente numa altura em que o país, e sobretudo a economia, estão a atravessar uma fase de grandes desafios, tornando-se, assim, mais premente abordar as preocupações dos profissionais do setor da mediação”.

O conjunto de palestras terão início às 10.55 da manhã e o acesso é gratuito – a transmissão será em direto na página de facebook da associação. 

Arrendamento e fiscalidade em debate

A primeira intervenção está prevista para as 11 horas e terá como orador o presidente do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), António Pires de Andrade, com o tema “Os novos desafios do IMPIC para a mediação imobiliária”.

Segue-se a intervenção do Professor Miguel Arriaga, chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem Estar, da Direção Geral da Saúde, que vai debruçar-se sobre as recomendações da DGS para o exercício da atividade de mediação imobiliária. No início da tarde (15.45h) será a vez do vice-presidente executivo da Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), Hugo Santos Ferreira, que vai apresentar o programa “Relançar Portugal, atrair investimento, voltar a crescer”.

A representar a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho – que por dificuldades de agenda não poderá participar – estarão presentes dois dos assessores que com ela diretamente trabalham nos diferentes dossiês da habitação, nomeadamente Pedro Cruzinha e José Luís Cunha, que vão debruçar-se sobre as medidas de incentivo ao “Investimento em Arrendamento Habitacional e sobre a Fiscalidade no OE2020”, onde se abordará o IVA reduzido para a construção.

A partir das 17 horas, será a vez de Pedro Pinheiro, especialista em liderança e gestão estratégica no imobiliário, partilhar as suas experiências, deixando aos profissionais “Os melhores conselhos para vencer a Covid-19”.

Celebrar a atividade de mediação imobiliária

A celebração do Dia do Mediador, refere a ASMIP, em comunicado, é alusiva ao início da atividade de mediador imobiliário, criada pelo Decreto-Lei nº 43 767, de 30 de junho de 1961, que regulamentou, no artigo 1º, “a atividade comercial de mediador na compra e venda de bens imobiliários”.

A ASMIP lembra que "haver uma primeira legislação, ainda que longínqua, lembrá-la e celebrá-la é fundamental para a memória coletiva dos profissionais da atividade, para o mercado e para a consciência do consumidor".

“A lei é de 1961, e estava esquecida na bruma do tempo. Os progressos que temos vindo a conseguir na credibilização da classe, justificam recuperar esse primeiro passo legislativo, divulgá-lo e sobretudo honrar as suas nobres intenções. A ASMIP e as perto de setecentas empresas associadas, bem como os milhares de profissionais que nelas trabalham, orgulham-se do passado. Ao honrá-lo, preparamos terreno para um futuro melhor, para nós é claro, mas sobretudo para aqueles a quem servimos, o consumidor”, destaca Francisco Bacelar, presidente da associação.