É importante encontrar soluções para que o fumo e os cheiros não incomodem os vizinhos. Deixamos-te algumas recomendações.
Comentários: 0
Churrascos em apartamentos: regras para evitar problemas no condomínio
Photo by Andrik Langfield on Unsplash

O verão e as férias convidam a churrascos com a família e amigos. Mas quem vive num apartamento tem de respeitar algumas normas e regras para não causar problemas e incómodos à vizinhança. No artigo de hoje da Deco Alerta deixamos-te algumas dicas para um churrasco tranquilo. 

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Completarei 50 anos este mês e, aproveitando este belo tempo, decidi convidar a família e amigos fazer um churrasco para comemorar a data. Porém, alguns dos meus amigos alertaram-me para o facto de não ser possível fazer churrascadas em prédios por causa dos vizinhos. Parece-me muito injusto. Confirmam esta situação?

Antes de mais desejamos-te muitas felicidades e informamos de imediato que quem mora em prédios também goza o direito de fazer churrascos. Só é necessário acautelar algumas circunstâncias para que o vosso convívio não incomode os vizinhos, nem desrespeite as normas do condomínio.

A lei é bem clara ao proibir a emissão de fumo, fuligem, vapores, cheiros, calor, ruídos ou quaisquer ocorrências que possam prejudicar os vizinhos. Acrescentamos que o conceito de vizinho não se refere apenas aos outros condóminos, mas também a todas as pessoas que vivem nas redondezas do apartamento.

Assim aconselhamos a que planeies antecipadamente a tua festa de aniversário, de modo a evitar conflitos. Eis algumas dicas:

  • Se houver um espaço comum destinado a este tipo de atividade, aproveita. Apenas há que cumprir as normas instituídas no regulamento do condomínio;
  • No entanto, se a tua churrasqueira é fixa, deves colocar, se assim for possível, placas de vidro temperado nas laterais. Este pequeno truque evita que o fumo e o cheiro se espalhem com facilidade, dentro e fora do apartamento;
  • Informa-te sobre a existência de regras específicas do seu condomínio em relação a este tipo de convívio;
  • Dá preferência a grelhadores elétricos. Sem o uso do carvão há menos fumo;
  • No caso dos grelhadores portáteis, mas a carvão, é recomendável que procures grelhas específicas, que impeçam que a gordura caia sobre as brasas, originando o indesejado fumo;
  • A escolha de alimentos como bifes, espetadas, legumes ou fruta em detrimento do peixe ou marisco é preferível, tendo em conta que originam menos cheiros.

*Conta com o apoio da DECO através do número de telefone 21 371 02 20, do endereço eletrónico decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta