Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Férias em tempos de pandemia: partilhar quarto com desconhecidos num hostel, sim ou não?

Dúvidas pertinentes em tempos de Covid-19.

Nicate Lee on Unsplash
Nicate Lee on Unsplash
Autor: Redação

O verão chegou e para muitos portugueses é hora de gozar férias. Este ano, devido à pandemia de Covid-19, há muitas dúvidas em cima da mesa, mas uma coisa é certa, o descanso é merecido. Mas o que fazer no caso de se ter marcado férias num hostel com amigos e de se ter de pernoitar numa camarata onde se pode ter a companhia de desconhecidos? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Em fevereiro, antes da pandemia da Covid-19, fiz uma reserva para passar férias com uns amigos em agosto, num hostel, no Alentejo. Somos cinco e escolhemos uma camarata de oito pessoas, pelo que seremos obrigados a partilhar o mesmo quarto com três pessoas que não conhecemos. Como tenho receio de um eventual contágio, posso cancelar e pedir a devolução do dinheiro?

Contacta o proprietário do alojamento e certifica-te se o mesmo adotou as medidas de distanciamento social e limpeza recomendadas para estes estabelecimentos, medidas essas que permitam que partilhes a camarata apenas com as pessoas do teu grupo ou do teu agregado familiar. 

Caso esse alojamento te garanta que estão asseguradas as medidas determinadas pelas autoridades de saúde e que vos permitam usufruir do alojamento em condições normais, para cancelar deverás ter em conta as políticas de cancelamento definidas pelo alojamento.

Os nossos conselhos:

  • Contacta diretamente o proprietário do alojamento local para encontrar uma solução que se adeque às tuas circunstâncias em concreto;
  • É importante saberes que se reservaste através de uma plataforma eletrónica, esta tem o dever de te apresentar todos os custos associados ao alojamento, inclusive os relativos à taxa turística. Exige essa informação!; 
  • Deves também saber que o Alojamento Local (AL) é obrigado a dispor de um livro de informações obrigatórias, do qual constam o modo de funcionamento, as regras de utilização internas, de recolha e seleção de resíduos urbanos, de funcionamento dos eletrodomésticos, de ruído, o contacto telefónico do responsável do alojamento, bem como o regulamento do condomínio, se for o caso. Solicita o livro e informa-te! 

*Conta com o apoio da DECO através do número de telefone 21 371 02 20 e/ou do email decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.