APEGAC multada pela Autoridade da Concorrência

Gestão de condomínios: APEGAC multada em 1,1 milhões de euros

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de mais de 1,1 milhões de euros à Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), por fixação de preços mínimos a cobrar por estes serviços. A decisão é passível de recurso, embora este não tenha efeito suspensivo sobre a execução das coimas. A APEGAC rejeitou qualquer violação das normas da concorrência e revelou que vai exercer a sua defesa exercida exclusivamente com recurso aos meios legais.
É possível unir dois apartamentos

Obras em prédios: é possível unir dois apartamentos?

Fazer obras num apartamento pode ser uma dor de cabeça quer para os proprietários dos imóveis em causa quer para os restantes condóminos. E são várias as dúvidas que podem surgir, desde logo as relacionadas com a lei do ruído. Entre que horas do dia, por exemplo, é que podem decorrer os trabalhos? E será que é possível unir duas frações? O que dizem as regras? Damos resposta a estas e outras perguntas no artigo desta semana da Deco Alerta.
Programa Bairro Feliz

Programa Bairro Feliz 2023 apoia 454 projetos em todo país

Já são conhecidas as causas vencedoras do Programa Bairro Feliz. Nesta iniciativa, os vizinhos de cada loja do Pingo Doce foram chamados a votar nos projetos que visam melhorar cada bairro nos últimos meses. E, agora, já foram revelados os 454 projetos vencedores deste programa em todo o país, que vão receber um apoio de até 1.000 euros.
Gestão de condomínios

Gaia recebe evento dedicado em exclusivo à gestão de condomínios

A Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) organiza, dia 10 de novembro de 2023, a 1ª Convenção dos Condomínios, sob o tema "O Condomínio do Futuro". Aquela que será a primeira convenção do género em Portugal dedicada exclusivamente à gestão dos condomínios realiza-se entre as 9h e as 17h no Hotel Blacktulip, em Vila Nova de Gaia, e a inscrição é gratuita. 
Investigação na gestão de condomínios

Administração de condomínios: APEGAC “alvo de investigação” da AdC

A Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar a fixação de preços no setor da gestão e administração de condomínios, suspeitando que a subida da inflação tenha servido de pretexto para um aumento coordenado nos valores cobrados. A Associação das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) confirma ao idealista/news que é “alvo da investigação”, ao contrário da Associação Nacional dos Profissionais de Administração de Condomínios (ANPAC), que diz ser “totalmente alheia à investigação que está a ser efetuada pela AdC”. 
Construção de janelas ilegais

O vizinho abriu uma janela junto à tua casa? Sabe o que fazer

A remodelações e obras em casa estão em alta em Portugal, num momento em que as famílias passaram a valorizar mais o conforto do lar. Acontece que, por vezes, há quem decida fazer obras ilegais, abrindo uma janela mesmo encostada ao prédio vizinho. Mas o que é que se pode fazer neste caso?