Trata-se da maior subida homóloga desde fevereiro deste ano (3,4%), segunda dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Comentários: 0
Aumento dos custos de construção de habitação nova em níveis pré-pandemia: sobem 2,3% em julho
mostafa meraji on Unsplash

Em julho, os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,3% face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se de uma subida homóloga 1,3% superior quando comparada com a verificada em junho (1%). Trata-se do maior crescimento homólogo registado no país desde fevereiro, mês que antecedeu a chegada da pandemia da Covid-19. Em causa estão dados (estimativas) divulgados esta terça-feira (8 de setembro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No que diz respeito ao preço dos materiais e ao custo da mão de obra, apresentaram, respetivamente, variações de 0,9% e de 4,1% face ao período homólogo. No mês anterior, junho, o aumento face ao mesmo mês de 2019 tinha sido de, respetivamente, 0,7% e 1,4%.

Segundo o INE, o custo da mão de obra contribuiu com 1,7% para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) e a componente dos materiais contribui com 0,6%.

Variação em cadeia

O instituto adianda ainda que a taxa de variação mensal do ICCHN foi 1,9% em julho, tendo o custo dos materiais registado uma variação de 0,3% e o custo da mão de obra aumentado 4,2%.

“A componente de mão de obra contribuiu com 1,7% para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN, sendo a contribuição dos materiais de 0,2”, lê-se no documento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade