Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ano novo, casa nova: das reparações à limpeza, até às tendências de decoração

O novo confinamento pode ser uma boa oportunidade para pôr em prática algumas dicas e ter uma casa mais organizada, limpa e funcional.

Remodelação/Decoração by Vougha
Remodelação/Decoração by Vougha
Autor: Redação

Ano novo pode ser sinónimo de casa nova. E que tal começar por planear as reparações e limpezas nos espaços em vivemos? O novo confinamento pode ser uma boa oportunidade para pôr em prática algumas dicas e ter uma casa mais funcional, que agora também é a zona de trabalho e de lazer de muitas famílias. No artigo de hoje, apresentamos os conselhos de uma empresa de limpeza e seis tendências de decoração de uma arquiteta de interiores para começar desde já a pôr “mãos à obra”.

É importante começar pela arrumação, desde as decorações natalícias que ainda podem andar perdidas pela casa, às gavetas com objetos esquecidos e tralha. A limpeza vem a seguir, tal como explica a empresa de limpeza e reparações Homing Facility Care neste artigo preparado para o idealista/news.

De acordo com a empresa, devemos aproveitar esta altura do ano para “destralhar”, mas acima de tudo termos cuidados especiais de limpeza e descontaminação do lar e do local de teletrabalho onde permanecemos mais tempo. Ao nível da limpeza, e recordado as normas Covid-19, é importante seguir estes conselhos:

  • Lavagem e desinfeção das superfícies garantindo o controlo e a prevenção de infeções e resistências aos antimicrobianos;
  • Preferência pela limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó;
  • Renovação regular de ar das salas e espaços fechados;
  • Usar preferencialmente panos de uso único, que devem ser eliminados e descartados após utilização, em especial para a limpeza dos quartos e casas de banho;
  • Usar preferencialmente detergentes para higienização de superfícies e pavimentos e/ou álcool 70% ou produtos de higienização de base alcoólica equivalentes;
  • A limpeza deve ser realizada sempre no sentido de cima para baixo e, das áreas mais limpas, para as mais sujas.

6 tendências de decoração para 2021

Garantida a limpeza, é o momento certo de renovar e decorar o espaço, reparando o que for preciso para que a casa e escritório estejam funcionais para sermos produtivos e podermos estar concentrados no que é mais importante. Filipa Costa, arquiteta da Vougha que colabora com a Homing Facility Care partilha 6 tendências para a casa:

  • Ambientes acolhedores e funcionais

Perante o desafio de tornar a casa um lugar de maior conforto e segurança pela constante permanência na mesma face à pandemia, a adoção de uma decoração funcional, prática e fácil de limpar tornou-se imprescindível. Importante uma organização do espaço que facilite a separação entre zona suja e zona limpa, no hall de entrada, e a valorização das zonas comuns, como a sala, com móveis de grande conforto que fomentem a sensação de relaxamento.

Remodelação/Decoração by Vougha
Remodelação/Decoração by Vougha
  • Decoração simples e natural

Tendo em conta a ideia de simplicidade e conforto que se procura para a casa de 2021, destacam-se os estilos escandinavo, rústico e industrial como as grandes apostas de decoração. A utilização de cores neutras com a decoração escandinava, como a madeira de carvalho ou branca, tornaram-se importantes na medida em que devolvem a calma e simplicidade ao lar. Por outro lado, o contraste pontual com o ferro e aço, presentes na decoração industrial, acrescentam subtilmente ousadia aos espaços.

Remodelação/Decoração by Vougha
Remodelação/Decoração by Vougha
  • Uso de elementos naturais na decoração

Introduz-se o recurso de objetos naturais na decoração de 2021, estabelecendo a ligação entre o homem e a natureza sem sair de casa. A aplicação de materiais orgânicos e artesanais como as plantas interiores, as pedras, os materiais em juta ou elementos cerâmicos como jarras e vasos, são alguns exemplos.

Remodelação/Decoração by Vougha
Remodelação/Decoração by Vougha
  • Pontos de cor

Apesar da grande tendência pela procura de objetos mais naturais e de tons claros, a utilização da cor estará, no entanto, bastante presente em diversos elementos. Sejam eles em objetos decorativos como almofadas, quadros, cortinas, tapetes, entre outros apontamentos, ou em pequenos apontamentos em paredes. A combinação do amarelo e do cinza destaca-se como a tendência de 2021, representando a resistência e a esperança

Remodelação/Decoração by Vougha
Remodelação/Decoração by Vougha
  • Pontos de luz

A iluminação será outro dos principais objetos de decoração de 2021, já que produzem no ambiente da casa um grande impacto ao nível do conforto e da personalidade do espaço. Sendo o minimalismo a tendência em voga, os candeeiros quebram a monotonia, tornando-se elementos escultóricos. Tendo a casa se tornado num espaço multitarefas, entre HomeOffice e Homeliving, a aplicação de iluminação adequada a cada espaço e tarefa será fundamental para o alcance do maior conforto desejado.

Remodelação/Decoração by Vougha
Remodelação/Decoração by Vougha
  • Pontos decorativos

Perante o minimalismo ao nível do mobiliário, ganham destaque os objetos decorativos diferenciadores do espaço. O uso de espelhos, candeeiros, quadros, jarras, relógios, tapeçarias, são os elementos tendência para a decoração de 2021.

Remodelação/Decoração by Vougha
Remodelação/Decoração by Vougha