Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Leroy Merlin e Melom lançam a Academia do Instalador: candidaturas arrancam a 15 de fevereiro

As candidaturas para a primeira turma da Academia em Lisboa têm início a 15 de fevereiro e a ambição é levar o projeto para o Grande Porto até ao final de 2021.

Leroy Merlin e Melom
Leroy Merlin e Melom
Autor: Redação

A Leroy Merlin e a Melom juntaram-se para criar a Academia do Instalador, um centro de formação, certificação e validação dos profissionais interessados em adquirir ou aprofundar competências técnicas, comportamentais e de gestão para desempenhar funções de instalação, “cruciais para responder com qualidade e profissionalismo à procura crescente por parte de famílias e empresas”. As candidaturas para a primeira turma da Academia do Instalador em Lisboa têm início a 15 de fevereiro e a ambição é levar a Academia para o Grande Porto até ao final de 2021.

Esta Academia, explicam as empresas em comunicado, é um centro de formação que permite a certificação e validação de novos instaladores, servindo como uma incubadora para a criação de novas empresas e desempenhando ainda um importante papel na pedagogia sobre inclusão fiscal. O ISQ será “uma garantia extra de qualidade” através do ISQ Academy, escolhido como parceiro pela Leroy e Melom pela capacidade reconhecida na formação que serve de base à Academia.

A participação na Academia do Instalador é gratuita e qualquer pessoa pode candidatar-se, sendo que é importante ter interesse neste tipo de atividade, mostrar um forte espírito empreendedor e, apesar de não ser obrigatório, ter conhecimento ou experiência na área das reparações ou instalações. As formações irão dedicar-se primordialmente às áreas da Bricolage, Eletricidade, Canalização e Jardim, providenciando igualmente competências comportamentais e de gestão de negócio. Dando acesso a um estágio e a uma incubadora no final da formação, a Academia do Instalador promove também o empreendedorismo, desafiando os novos instaladores a criarem as suas próprias empresas de reparação e instalação.

“É com enorme orgulho que lançamos oficialmente a Academia do Instalador, um projeto criado em parceria com a Melom para dar resposta à evolução do modelo de negócio da Leroy Merlin em Portugal. A instalação é crucial para a oferta de soluções completas aos nossos habitantes e acreditamos que a Academia terá um papel fundamental na criação de uma rede de instaladores cada vez mais qualificada e certificada, capaz de dar respostas inovadoras e de enorme qualidade aos Clientes”, explica João Lavos, líder de desafio marca, serviços e relação cliente da Leroy Merlin em Portugal.

Jorge Range, diretor geral da Melom, recorda que “o negócio de obras tem estado em contraciclo face a outros negócios, facto que se deve essencialmente ao confinamento decorrente desta pandemia e que trouxe consigo um olhar profundo às necessidades das habitações por parte dos portugueses e uma consequente aposta no investimento em remodelações e em construção de moradias”. “A criação da Academia do Instalador por parte da Leroy Merlin e Melom é um grande passo rumo ao objetivo de profissionalizar o setor de obras em Portugal, possibilitando aos jovens a criação de um negócio apoiado. Nesta Academia, pretendemos potenciar uma nova geração de profissionais”, salienta ainda o responsável.

Os formandos capacitados pela Academia serão integrados na rede de instaladores Leroy Merlin e Melom. Ao longo da formação, a Academia do Instalador disponibiliza uma incubadora para ajudar estes profissionais na criação das suas próprias empresas, com formação em gestão e contabilidade e acesso a parcerias e benefícios exclusivos que pretendem apoiar o crescimento do negócio nas suas diversas fases e na vertente administrativa, jurídica e financeira.