Estudo internacional mostra retrato aos preços das casas no espaço europeu, com Bruxelas e Paris a liderar os extremos do ranking.
Comentários: 4
Lisboa é a segunda cidade mais barata da Europa para comprar casa
Imagem de Dennis Trevisan por Pixabay

Lisboa é a segunda capital mais barata para comprar casa na Europa Ocidental. Na capital portuguesa é possível encontrar uma habitação por 227.751 euros, sendo que o custo médio de vida é de 1.048 euros mensais por pessoa. Apenas em Bruxelas é mais acessível: por “apenas” 221.073 euros é possível viver no coração da União Europeia (UE), sendo que o custo médio de vida na cidade belga é 1.255 euros por mês. Em causa estão dados da empresa britânica CIA Landlord Insurance, que classificou as principais capitais de acordo com os respetivos preços médios de aquisição de uma casa.

Ainda sobre Lisboa, importa dizer que, segundo o relatório, comprar uma casa no centro da cidade custa 4.547 euros por metro quadrado (m2) enquanto nos arredores custa 2.653 euros por m2. E mais: em média, quem pede um crédito à habitação para comprar casa fica 58 anos a pagá-la ao banco – é o valor mais elevado entre os países analisados. 

No que diz respeito ao mercado de arrendamento, ser inquilino custa em média 860 euros por mês, isto num país em o salário médio líquido é de 848 euros. 

Voltando ao ranking das cidades mais baratas para comprar casa, Madrid completa o pódio das mais acessíveis. Na capital espanhola, um imóvel custa em média 246.752 euros, o equivalente a 4.965 euros por m2 no centro da cidade e 3.065 euros na periferia. 

Paris é a cidade mais cara

Do outro lado da tabela, ou seja, a liderar a lista das cidades mais caras para comprar casa na Europa Ocidental, está Paris, onde uma habitação custa em média 620.809 euros. Uma casa no centro da capital francesa custa em média 13.710 euros por m2 enquanto nos arredores custa 10.380 euros por m2. Em Paris o custo médio de vida é 1.762 euros e o salário líquido médio dos residentes é 2.870 euros

O pódio fica completo com Londres (Reino Unido) e Luxemburgo (Luxemburgo), que ocupam o segundo e terceiro lugares do pódio, respetivamente. Nestas duas metrópoles comprar uma casa custa, em média, 581.395 e 557.825 euros, pela mesma ordem. Se o imóvel estiver localizado no centro da cidade, o valor a pagar é 12.890 e 11.247 euros por m2. 

No top cinco das cidades mais caras para comprar casa encontram-se Estocolmo (Suécia) e Berna (Suíça), com preços médios de 426.051 e 410.435 euros, respetivamente. Comprar uma casa no centro da capital sueca custa qualquer coisa como 9.847 euros por m2 enquanto no centro da cidade suíça o valor desce um pouco, para 7.187 euros por m2.  

Ver comentários (4) / Comentar

4 Comentários:

anastacio.paulo
29 Julho 2021, 16:07

What bulshit.

susana
29 Julho 2021, 17:31

O titulo de via ser... Lisboa é a segunda capital mais barata para comprar casa... mas não é para comprador com salário português de certeza!!! Lisboa tem o salário líquido mais baixo da Europa Ocidental segundo esta tabela... sendo abaixo do custo médio de vida e abaixo do preço de arrendamento médio na mesma cidade!!! OMG! Tendo deste modo o maior número de anos para pagar crédito de habitação - 58 anos...
Não se podem comparar preços de casas e valorizar da mesma forma quando o salário médio liquido não é o mesmo nas várias cidades! Em Portugal tem de se escolher entre arrendar/comprar casa ou ter dinheiro p sobreviver... Por favor, não façam mais especulação! Quem sofre é o povinho tuga!

perguntar esta mafia dos bancos, seguros, hoteleiros, imobiliários e politicos para não fazer mais especulação e como perguntar uns tubarões para parar de comer peixe! Estes &%@^#%! vendiam o Portugal todo se era possível. Tristesa

Pedro Nogueira
30 Julho 2021, 19:31

Mais valia ser este o título da notícia: "Portugal é a única capital Europeia onde o custo de vida é superior ao salário médio (em quase 25%)!".

É que analisando a tabela, se constata precisamente isso... Portugal é, efetivamente, o ÚNICO país onde o custo de vida é *superior* ao salário médio (seguido de perto pela Espanha e Itália, que ainda assim estão melhor). Absolutamente ridículo...

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade