Autarquia tentou comprar o imóvel, que sofreu um incêndio há 2 anos, mas não chegou a acordo com o proprietário.
Comentários: 0
Casa de Almeida Garrett Porto
Google Maps

Dois anos depois de um incêndio ter destruído a casa onde nasceu o poeta Almeida Garrett, no centro histórico do Porto, continua a não haver planos para a sua recuperação. A Câmara Municipal do Porto tentou comprar o imóvel, mas não chegou a acordo com o proprietário.

Pouco mudou depois do incêndio que ocorreu no número 37 da Rua Doutor Barbosa de Castro em abril de 2019. Da casa onde nasceu Almeida Garrett em 1799 (e onde viveu até 1804) apenas restaram as fachadas e na principal está o brasão que a autarquia mandou gravar em 1862 em “memória do grande poeta”, escreve o Público.

A Câmara do Porto tentou chegar a acordo com o proprietário para comprar esta casa que é considerada património histórico da cidade e do país. A proposta passava por adquirir este edifício e outros dois contíguos, mas o negócio não foi avante. Isto porque, segundo revela o mesmo jornal, o valor pedido pelo proprietário (4 milhões de euros) foi bem superior à avaliação dos três imóveis (1,5 milhões).

Casa de Almeida Garrett
Casa onde nasceu Almeida Garrett antes do incêndio Google Maps

Sem negócio à vista, restam as dúvidas sobre o futuro deste imóvel de interesse público. A verdade é que caso o proprietário tente vender a casa novamente, é a autarquia que tem direito de preferência de compra. Sobre este ponto houve na mesma altura rumores de que havia uma agência imobiliária interessada em transformar esta casa num hotel.

Mas estando em “zona de proteção de património”, a casa onde nasceu Almeida Garrett não poderá ser destruída ou descaracterizada. Já a sua utilização é decidida pelo proprietário.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta