Centro do Porto sem carros

Centro do Porto sem carros: autarquia quer aumentar área pedonal

A Câmara Municipal do Porto quer dar maior prioridade às pessoas que caminham pelas ruas da Invicta. Já há um plano para aumentar a área pedonal no centro histórico do Porto, que deverá ser apresentado até ao final do ano. A ideia passa por tornar a mobilidade urbana mais sustentável e centrada nas pessoas, condicionando a circulação automóvel no coração da cidade.

“Viver à Moda do Porto”? É morar num T0 ou T1 usado no centro histórico

No município do Porto, há vários aspetos em comum entre o mercado de arrendamento e o de compra e venda de casas. Em ambos, uma fatia expressiva das casas situa-se no centro histórico, é sobretudo de tipologias T0 e T1, e o maior número de operações registadas foi de imóveis usados. Assim é “Viver à Moda do Porto”, um estudo apresentado esta quarta-feira (dia 16 de junho de 2021) que faz um ‘raio-x’ ao mercado residencial deste concelho.
Rendas acessíveis: concurso para 10 fogos no centro histórico do Porto aberto até 29 de novembro

Rendas acessíveis: concurso para 10 fogos no centro histórico do Porto aberto até 29 de novembro

O concurso público para o arrendamento acessível de dez fogos reabilitados no centro histórico do Porto abriu esta segunda-feira (26 de outubro de 2020), decorrendo até dia 29 de novembro. No final do processo, as casas vão ser atribuídas por sorteio – em data a definir - entre os candidatos selecionados, refere a Câmara Municipal do Porto (CMP), que abriu o concurso através da empresa municipal Porto Vivo, SRU. 
Porto: bairro de 88 casas vai ser transformado em Alojamento Local

Porto: bairro de 88 casas vai ser transformado em Alojamento Local

É cada vez mais difícil encontra casa – para habitação permanente – no centro das cidades. A este problema, juntam-se outros: os preços e o facto da maioria das casas existentes – ou em processo de reconstrução – serem quase sempre destinadas ao turismo e Alojamento Local (AL). Os despejos passaram da exceção, à regra, e há cada vez mais moradores a serem “expulsos” dos centros históricos. O Bairro da Tapada no Porto – com 88 casas – é um novo exemplo: foi comprado para ser convertido em AL.