
Porto vai reabilitar edifício para instalar sede do Balleteatro
A Câmara do Porto, através da empresa municipal Go Porto, adjudicou por 2,7 milhões de euros a reabilitação de um edifício, no Centro Histórico, para lá se instalar a sede do Balleteatro, que se encontra no Coliseu desde 2015.O edifício que vai ser alvo de reabilitação pertenceu à União de Freguesia

Casa onde nasceu Garrett vai virar hotel? Petição quer travar obras
Foi há cerca de cinco anos que a casa onde nasceu Almeida Garrett, no centro do Porto, ficou destruída por um incêndio. E, agora, há um pedido de licenciamento em curso para ali ser construída uma unidade hoteleira. Mas há quem não aceite que a antiga casa do poeta português seja convertida num hotel, tendo sido lançada uma petição pública para travar a sua construção.

AL no Porto: novas licenças suspensas no centro histórico e Bonfim
A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com a abstenção do PSD, suspender novas licenças de Alojamento Local (AL) nas freguesias do centro histórico e do Bonfim para prevenir uma "eventual corrida" aos licenciamentos enquanto o regulamento não é reposto.
Na sessão, que decorreu na quinta-feira a n

Centro do Porto sem carros: autarquia quer aumentar área pedonal
A Câmara Municipal do Porto quer dar maior prioridade às pessoas que caminham pelas ruas da Invicta. Já há um plano para aumentar a área pedonal no centro histórico do Porto, que deverá ser apresentado até ao final do ano. A ideia passa por tornar a mobilidade urbana mais sustentável e centrada nas pessoas, condicionando a circulação automóvel no coração da cidade.

Porto quer retirar isenções a quem não reabilita imóveis no centro histórico
Conservar o edificado municipal destinado a habitação é um dos objetivos para a Área de Reabilitação Urbana (ARU) do centro histórico do Porto nos próximos anos, segundo o novo Plano de Gestão e Sustentabilidade aprovado pela autarquia para esta zona da cidade, classificada como Património Mundial p

Câmara do Porto avança com aquisição de imóveis da Fidelidade
Há mais um negócio imobiliário a assinalar na cidade Invicta.

Casa no Porto onde nasceu Almeida Garrett sem futuro à vista
Dois anos depois de um incêndio ter destruído a casa onde nasceu o poeta Almeida Garrett, no centro histórico do Porto, continua a não haver planos para a sua recuperação.

Centro histórico do Porto – hotel de luxo abre hoje depois de investimento de 11 milhões
A partir desta segunda-feira (dia 5 de julho de 2021), o centro histórico do Porto vai contar com um novo hotel de luxo: a Casa da Companhia.

“Viver à Moda do Porto”? É morar num T0 ou T1 usado no centro histórico
No município do Porto, há vários aspetos em comum entre o mercado de arrendamento e o de compra e venda de casas. Em ambos, uma fatia expressiva das casas situa-se no centro histórico, é sobretudo de tipologias T0 e T1, e o maior número de operações registadas foi de imóveis usados. Assim é “Viver à Moda do Porto”, um estudo apresentado esta quarta-feira (dia 16 de junho de 2021) que faz um ‘raio-x’ ao mercado residencial deste concelho.

Rendas acessíveis: concurso para 10 fogos no centro histórico do Porto aberto até 29 de novembro
O concurso público para o arrendamento acessível de dez fogos reabilitados no centro histórico do Porto abriu esta segunda-feira (26 de outubro de 2020), decorrendo até dia 29 de novembro. No final do processo, as casas vão ser atribuídas por sorteio – em data a definir - entre os candidatos selecionados, refere a Câmara Municipal do Porto (CMP), que abriu o concurso através da empresa municipal Porto Vivo, SRU.

Investimento imobiliário dispara 48% no centro histórico do Porto
No ano passado foram transacionados no Centro Histórico do Porto (CHP) 389 imóveis, num volume de investimento que rondou os 119 milhões de euros. Trata-se de um aumento de 48% face aos cerca de 80 milhões de euros investidos em 2016.

Quase 50 milhões investidos em imobiliário no centro histórico do Porto
O mercado imobiliário do Porto está ao rubro. No primeiro semestre do ano, o investimento no centro histórico da cidade ascendeu a 49,3 milhões de euros, correspondentes a 166 imóveis. Um aumento de 21% face aos 41 milhões de euros registados no período homólogo.

Porto: bairro de 88 casas vai ser transformado em Alojamento Local
É cada vez mais difícil encontra casa – para habitação permanente – no centro das cidades. A este problema, juntam-se outros: os preços e o facto da maioria das casas existentes – ou em processo de reconstrução – serem quase sempre destinadas ao turismo e Alojamento Local (AL). Os despejos passaram da exceção, à regra, e há cada vez mais moradores a serem “expulsos” dos centros históricos. O Bairro da Tapada no Porto – com 88 casas – é um novo exemplo: foi comprado para ser convertido em AL.

Porto Vivo pondera construir casas em vez de um hotel no Morro da Sé
A par de vários edifícios de habitação, a construção de uma residência de estudantes e de um hotel eram apresentados como projetos âncora da operação de reabilitação e realojamento do Morro da Sé, no Centro Histórico do Porto. Mas o novo executivo da Porto Vivo–SRU, presidido por José Carlos Nascimento, pondera agora avançar com um projeto de habitação no local.

Maior projeto imobiliário do Porto disputado por uma mão cheia de investidores
O Quarteirão do Bonjardim é apontado no mercado como o maior projeto imobiliário do na Baixa do Porto, na atualidade. E o empreendimento junto ao mercado do Bolhão e da Avenida dos Aliados não está a passar despercebido aos olhos de quem quer fazer negócio na Invicta.

Concurso para arrendar 28 apartamentos e 11 lojas no Porto com cerca de 1750 candidatos
O concurso para arrendar 28 apartamentos e 11 lojas Morro da Sé, no Porto, teve cerca de 1750 candidatos. Segundo a Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana, autora da iniciativa – o prazo para os interessados participarem terminou dia 10 de fevereiro –, o concurso “superou as melhores expetativas”.

Maior projeto imobiliário da Baixa do Porto já está à venda
Chama-se Bonjardim City Block e ocupa quase a totalidade de um quarteirão junto à Praça D. João I, perto da avenida dos Aliados e do Mercado Bolhão, no centro histórico do Porto. O empreendimento tem um programa de desenvolvimento que prevê habitação, retalho e hotelaria, isto numa área bruta de construção aprovada de 28.488 m2 acima do solo.

Este palácio no Porto está à venda por cinco milhões de euros
O Palácio Bijou, um edifício emblemático localizado na zona histórica do Porto, na zona da Batalha, está à venda por 5.000.000 euros. Trata-se de um imóvel composto por três prédios interligados e com uma área total de 5.000 m2, dispondo de vistas espetaculares para a cidade e para o rio Douro.

Porto Vivo lança concurso para arrendar 28 casas e 11 lojas no Morro da Sé
A Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense (SRU) está a promover, até dia 10 de fevereiro, um concurso para arrendamento de 39 frações de vários prédios no Morro da Sé, um local classificado pela UNESCO como Património Mundial. Em causa estão 28 apartamentos e 11 espaços comerciais distribuídos pelas ruas dos Mercadores, Sant’Ana, Bainharia e Pelames, além do Largo da Pena Ventosa e da Viela do Anjo.

Porto celebra 20 anos como património mundial esta semana, com vários desafios pela frente
O Porto está esta semana de parabéns. A cidade do Norte de Portugal celebrou na segunda-feira passada os 20 anos da classificação do seu centro histórico como Património Mundial da UNESCO. A Invicta vive um forte movimento de regeneração urbana - fomentado pelo apetite de investidores e do turismo - e conciliar os interesses privados com a manutenção do património é o grande desafio do momento.

Aliados são a zona do Porto onde estão os apartamentos reabilitados mais caros da cidade
Os Aliados são a zona do Porto onde se localizam os apartamentos reabilitados mais caros da cidade. O preço médio por m2 custa 2.981 euros, entre 11% e 55% acima dos valores médios de oferta apresentados noutras zonas da cidade. No que diz respeito à oferta, o Centro Histórico concentra 48% dos apartamentos integrados em projetos de reabilitação urbana construídos ou em desenvolvimento.

Câmara do Porto vai reabilitar 17 prédios para habitação social no centro histórico
A Câmara Municipal do Porto está a negociar com a Domus Social um contrato que visa reabilitar 17 prédios, localizados no centro histórico da cidade, para habitação social. No âmbito deste acordo, válido até ao final de 2018, a empresa ficará responsável pelas obras, num investimento de 4,1 milhões de euros.

Porto: Imobiliário do centro histórico valorizou 17,1% em 2015
O mercado imobiliário do Centro Histórico do Porto teve em 2015 o melhor desempenho dos últimos anos, tendo valorizado 17,1% face a 2014. Este é o quarto ano consecutivo de valorizações anuais acima de 10%. Em causa estão dados que constam no Índice de Preços do Centro Histórico do Porto, produzido pela Confidencial Imobiliário (Ci).

Lisboa: rendas de lojas de luxo aumentam 30% na Rua Augusta e 11% na Av. da Liberdade e Chiado
As rendas de lojas de luxo nas principais zonas de Lisboa aumentaram substancialmente em 2015 face ao ano anterior. A maior subida verificou-se na Rua Augusta (30%), com as rendas a atingirem os 70 euros por m2 por mês. Seguem-se Avenida da Liberdade e Chiado, com aumentos na ordem dos 11%. Um cenário que também se registou no Porto.

Porto quer sistema de quotas para devolver moradores ao centro histórico da Invicta
O centro histórico do Porto está cada vez mais desertificado, tendo baixado a população de 105 mil residentes adultos para os atuais 30 mil (menos 65% de eleitores), em três décadas. Para inverter esta tendência e evitar que a Baixa da invicta, património mundial desde 1996, se transforme numa estância turística, começa a ser defendida a introdução de um sistema de quotas de moradores.