
O mercado residencial mostrou-se dinâmico, mesmo durante a pandemia. A habitação de luxo, de resto, tem sido um dos segmentos que melhor resistiu à crise, após ver o número de operações crescer. O mercado de luxo tem características peculiares e com grandes diferenças no que diz respeito à habitação convencional, pelo que requer uma boa especialização dos agentes imobiliários, que vai desde bons contactos, tanto de vendedores como clientes 'prime', além de domínio de idiomas e técnicas de marketing e negociação.
O mercado de compra e venda de casas de luxo deverá continuar a crescer em 2022. Diante dessa perspetiva, este segmento apresenta-se como uma grande oportunidade de profissionalização para os consultores imobiliários. Mas, antes de mais nada, devemos rever as características particulares desse tipo de habitação.

Habitualmente, os imóveis de luxo têm área significativa em metros quadrados (m2) e são construídos com materiais de elevada qualidade e mais eficientes. Além disso, contam com a utilização de energias renováveis, dispositivos inteligentes e elementos de domótica e serviços premium como piscina climatizada ou ginásio.
Os especialistas da SIRA, área de desenvolvimento para profissionais imobiliários da União de Créditos Imobiliários (UCI), apresenta 7 dicas básicas para ter sucesso como agente imobiliário no mercado imobiliário de luxo:
Contactos VIP
Vender casas de luxo é diferente da compra e venda no mercado tradicional. Portanto, é fundamental ter um portfólio de contactos para ter acesso aos imóveis mais exclusivos que podem ser colocados à venda.
Conhecer o público
Conhecer o cliente de luxo vai ser fundamental na hora da venda. Saber como pensam, quais são suas necessidades, os seus hábitos ou os seus gostos ajudará a orientá-los no negócio. É um perfil muito mais exigente e sem problemas de financiamento, pelo que é fundamental focar-se na sua forma de pensar, nas necessidades e noutros fatores, como as características de luxo da casa, os materiais de construção ou a área 'premium' onde está localizado.
Conhecer bem o produto e as zonas
Aconselha-se a preparação de um documento com as características físicas, financeiras, comerciais e jurídicas da casa e, não menos importante, do ambiente onde se encontra: segurança, proximidade de zonas comerciais, zonas de lazer ou escolas.

Além da transação
Por ser um cliente exclusivo e de alto poder aquisitivo, poderá procurar ter especialistas em temas complementares, como decoração, remodelação ou jurídico, e ficará à espera que o seu consultor imobiliário o ponha em contacto direto com um especialista na temática em questão.
'Home Staging' e 'premium', lado a lado
Uma propriedade de luxo geralmente não é vendida no papel, então o ambiente e a preparação da propriedade para mostrar o potencial da casa será um fator chave para o potencial comprador. Numerosas análises mostram que o 'home staging' faz com que uma casa seja vendida com mais rapidez e a um preço mais elevado, facto que se torna ainda mais relevante nas residências de luxo.
PR e marca pessoal
As relações públicas e comunicação de marca são fundamentais. Trata-se de divulgar e valorizar a marca pessoal, com um importante trabalho de 'networking' e estratégias para um bom posicionamento como profissional do imobiliário de luxo. Também no campo digital, com um canal que mostra, por exemplo, alguns dos imóveis vendidos, para tornar visível a experiência e profissionalismo.
Especialização
Neste tipo de produtos topo de gama, é essencial especializar-se em aspetos como protocolo, idiomas, captação de investimento, marketing, técnicas de conversação e negociação e apresentações públicas para saber aconselhar potenciais proprietários.
Para poder comentar deves entrar na tua conta