Portugueses são a maioria dos compradores do Prata Riverside, garante o COO da VIC Properties em entrevista ao idealista/news.
Comentários: 0

As casas de luxo têm atraído cada vez mais famílias para viver. Mas quem é que anda à procura de casa para morar em Lisboa, junto ao rio Tejo? A maioria dos compradores do Prata Riverside Village, o novo empreendimento desenhado pelo Pritzker Renzo Piano que está a nascer em Marvila, são portugueses. Mas também “há muitos estrangeiros que procuram a capital e que têm escolhido este local para residir”, avançou Luís Gamboa, chief operating officer (COO) da VIC Properties, promotora do projeto, em entrevista ao idealista/news. 

É exatamente na margem do rio Tejo que se está a erguer este complexo residencial (que também oferece lojas) que já está, aliás, 50% construído ou em fase de final de construção. Contam-se mais de 300 apartamentos acabados – ou quase. “E a nossa expectativa é que entre 2024 e 2025 possamos ter o empreendimento todo ele concluído”, disse na mesma entrevista realizada durante o Salão Imobiliário de Portugal (SIL 2021) que decorreu entre 7 e 10 de outubro.

Comprar casa nova em Lisboa
Prata Riverside Village em construção VIC Properties

Com a média de preços a rondar os 6.000 euros por metro quadrado – um valor que Luís Gamboa considera “bastante competitivo” –, este condomínio de luxo junto ao Parque das Nações tem atraído muitas famílias portugueses para viver. “Temos concluído muitas transações com portugueses nessa faixa de preço”, revelou.

No universo de clientes internacionais, há vários tipos de negócios a serem fechados no Prata Riverside. Há clientes estrangeiros que decidem só arrendar apartamentos. “Temos casais americanos, por exemplo, que se fixaram cá e que arrendaram nem sequer compraram casa”, revela Luís Gamboa. E há outros que vêm mesmo para viver. “Temos famílias mistas, entre franceses e alemães, que escolheram Portugal para residir e vão residir no Prata”, esclareceu ainda.

Casas de luxo em Lisboa
Maqueta do Prata Riverside Village no SIL 2021 idealista
Mas o que torna o Prata Riverside o local ideal para viver? No entendimento de Luís Gamboa, o empreendimento destaca-se, desde logo, pela sua arquitetura. “As pessoas vão num par de anos perceber que estamos perante um projeto muito especial, com uma arquitetura muito diferenciada”, explica. E, depois, está a sua localização. “Eu diria que é o único projeto novo em Lisboa a nascer com uma relação com o rio Tejo ímpar, e isso é de facto um elemento muito diferenciador”, refere. Além disso, sobressai-se ainda o espaço exterior, nomeadamente o “jardim que existe entre o empreendimento e o rio, que é procurado por muitas pessoas, vivam ali ou vivam noutros sítios”, admite.

Casas novas em Lisboa
Prata Riverside Village VIC Properties

Em breve, “o dinamismo do bairro também se vai começar a viver mais, porque o comércio está a começar a abrir”, nota ainda o representante da promotora. Nos últimos meses, foram fechados os primeiros acordos comerciais para ocupar as lojas do empreendimento. A Delta The Coffee House Experience e a Riverside Bike Shop foram dos primeiros espaços a abrir, revelaram em comunicado. E a comercialização das restantes lojas vai continuar nos próximos meses, estando previstas novas aberturas em breve – como é o caso da Mercearia da Prata e da Lavandaria Riverside.

O Prata Riverside Village vai oferecer um total de 600 apartamentos – de T0 a T4 – com áreas que podem oscilar entre os 41 e os 400 metros quadrados (m2). E vai oferecer também cerca de 20.000 m2 de área comercial – que estará disponível no piso térreo de todos os lotes. Este empreendimento, que será uma “autêntica vila à beira-rio”, não é o único que a VIC Properties tem em mãos na zona oriental da capital.

Lojas novas em Lisboa
Lojas no Prata Riverside VIC Properties

Projeto da Matinha será extensão “natural” do Prata

Também na freguesia de Marvila vai nascer pelas mãos da VIC Properties o empreendimento da Matinha. Este será uma extensão “natural” do Prata Riverside Village e colocará no mercado lisboeta mais de 2.000 novas casas. O terreno foi comprado ao Novo Banco por cerca de 142 milhões de euros, tal como noticiou o idealista/news.

Para já, seguem os trabalhos de descontaminação dos solos. A primeira fase já foi concluída e “estamos a fazer o diagnóstico da segunda fase para poder arrancar tão cedo quanto possível”, referiu ainda Luís Gamboa na mesma entrevista.

Este novo projeto vai ligar o Prata Riverside à zona do Parque das Nações e prolongar esta zona da cidade por mais cerca de um quilómetro e meio. “Este prolongamento é feito não só à custa da construção destes edifícios, mas também de uma zona verde muito grande que vai constituir uma oferta que prolonga o Parque das Nações, mas acima de tudo para as pessoas da freguesia de Marvila, que passam a usufruir de um espaço que não tinham, eram espaços que estavam completamente fechados para a cidade e que hoje são perfeitamente visitáveis e vão ser cada vez mais no futuro”, explica o COO da promotora na mesma entrevista.

Casas novas no proejto da Matinha
Terrenos onde o projeto da Matinha vai ser construído VIC Properties

O projeto da Matinha é, portanto, “um prolongamento natural daquilo que nós já estamos a fazer no Prata, com arquitetura diferente, com outras virtudes, e é aqui que queremos estar nos próximos anos na cidade de Lisboa”, refere Luís Gamboa, que espera em breve ter luz verde para poder avançar com o empreendimento.

Pinheirinho: há novidades em breve

Na margem sul do Tejo, entre a Comporta e Melindes, está a Herdade do Pinheirinho, outro empreendimento que está na carteira de VIC Properties. O projeto foi adquirido em março de 2020 ao Novo Banco por cerca de 80 milhões de euros.

A ideia passa por investir 450 milhões de euros no relançamento do complexo, que previa a construção de um hotel, dois aparthotéis e um campo de golfe, noticou o idealista/news em maio de 2020.

E os trabalhos já estão a avançar. “Estamos nesta fase a desenvolver os projetos de arquitetura” para o Pinheirinho e já “fizemos um trabalho de recuperação do campo de golfe”, avançou Luís Gamboa na entrevista. “Portanto, muito em breve anunciaremos também algumas novidades relativamente ao Pinheirinho”, concluiu.

Projeto da Herdade do Pinheirinho
Herdade do Pinheirinho VIC Properties

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade