Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Aquecer a casa: como purgar os radiadores e mantê-los limpos

Para que os radiadores aqueçam bem, deves purgá-los antes de ligar o sistema de aquecimento e efetuar limpezas frequentes.

Como purgar e limpar radiadores
Pixabay
Autor: Lucía Martín (colaborador do idealista news)

O inverno está a chegar e as temperaturas já estão a cair. Se tiveres aquecimento individual, pode ser que ainda não o tenhas ligado ou que o tenhas ligado apenas por algumas horas. E talvez, depois de ligá-lo, tenhas ouvido pequenos ruídos. Sim, é o ar dentro do radiador e sem dúvida é sinal de que deves purgá-lo. Fazer isso não é especialmente difícil, mas vamos ajudar-te nessa tarefa, para preparar os radiadores para o frio.

Como saber se precisas de purgar os radiadores? Normalmente há um som que é fundamental: quando ligas o aquecimento ouves ruídos nos radiadores, como se houvesse fugas no interior. Outra forma de saber é tocar no radiador e perceber se a parte superior está mais fria que a inferior: isso é indicativo de que há ar lá dentro, porque o ar tende a subir.

Como purgar os radiadores ? Em primeiro lugar, deve ser feito sempre com o aquecimento desligado: os radiadores devem estar frios e a caldeira desligada para que não desloques o circuito de água e com ele o ar acumulado no sistema. Quando estão frios, purgar é mais fácil porque, como dissemos acima, o ar, pesando menos, fica na parte superior do radiador e assim é mais fácil para ele sair.

Aquecimento: limpar radiadores
Pixabay

Próximo passo: fecahr a torneira da água do radiador que vais purgar. O mais lógico é começar pelo que se encontra mais próximo da caldeira. Para fazer a purga, precisarás de uma chave inglesa ou chave de fendas. Gira a válvula na parte superior do radiador e mantém-na aberta até que a água comece a sair regularmente e sem fazer barulho. Aconselhamos que coloques um pequeno recipiente no fundo da válvula para recolher a água que sai. Repete esse processo em cada um dos radiadores da casa.

Quando tiveres feito tudo isto, terás concluído a purga. Nessa altura, podes voltar a ligar o aquecimento, não sem antes passar pela caldeira para verificar a pressão: geralmente deve ser cerca de 1,5 bar.

E uma última dica em relação aos radiadores: também deves limpá-los de vez em quando porque uma boa limpeza resulta num melhor aquecimento.

Quando fores limpar, não te esqueças da parte de trás, aquela que está fixada na parede, porque costumamos focar-nos na parte da frente, a que fica mais visível e mais fácil de limpar. Para as costas existem algumas escovas que permitem chegar aos cantos mais difíceis. Uma maneira fácil de remover o pó é usar um secador de cabelo, que fará com que a poeira baixe (coloca um pouco de jornal sob o radiador para recolher a sujidade). Em qualquer caso, para os resíduos é bom usar um pano embebido em desengordurante misturado com água. Em seguida, é só deixar secar.