Preços das casas para comprar subiram nos 27 países. Portugal registou o 14º maior aumento homólogo, revela o Eurostat.
Comentários: 0
Preços das casas a subir na Europa
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

As casas para comprar estão cada vez mais caras na Europa. E a escalada nos preços está a conquistar todos os recordes. No terceiro trimestre 2021, os preços das casas para comprar subiram 8,8% na Área Euro e 9,2% na União Europeia (UE) face ao mesmo período do ano anterior. E no caso da Área Euro este é mesmo o maior aumento desde que há registos contabilizados pelo Eurostat. A verdade é que os preços das casas subiram em todos os estados-membros sem exceção - algo que não foi observado nos trimestres anteriores. Em Portugal, comprar casa ficou 9,9% mais caro neste período, colocando o país a meio da tabela da UE.

É este o retrato da habitação na Europa, que foi desenhado tendo em conta o Índice do Preço das Casas do gabinete de estatística europeu. O boletim publicado na sexta-feira, dia 14 de janeiro de 2022, revela que para a Área Euro a variação registada é mesmo o “maior aumento anual” desde 2005, data em que os preços das casas começaram a ser recolhidos pelo Eurostat. E, no caso da UE, esta é a maior subida apurada desde o segundo trimestre de 2007, esclarecem.

Note-se que no segundo trimestre de 2021, os preços das casas registaram variações homólogas de 6,8% na Área Euro – isto é, menos 2 pontos percentuais (p.p.) que no terceiro trimestre de 2021 - e 7,4% na UE (-1,8 p.p.)

Preços das casas subiram em todos os países da UE

“Ao contrário dos trimestres anteriores, todos os estados-membros para os quais existem dados disponíveis registaram um aumento anual dos preços da habitação no terceiro trimestre de 2021 e, para metade deles, este aumento ultrapassou os 10%”, sublinha o Eurostat.

Onde é que foram registados os maiores aumentos? Na República Checa (+22,0%), Lituânia (+18,9%), Estónia (+17,3%) e Holanda (+16,8%). Portugal foi o 14º país da UE que apresentou o maior aumento do preço das casas para comprar neste período (+9,9%). Os menores aumentos homólogos nos preços das habitações foram registados no Chipre (+2,2%), Itália e Espanha (+4,2% cada). Note-se que os dados da Grécia não estão disponíveis.

Em comparação com o segundo trimestre de 2021, as casas ficaram 3,3% mais caras na Área do euro e 3,1% na UE. E verificou-se também uma subida nos valores das casas nos 27 países. Os maiores aumentos foram registados na República Checa (+7,3%), Holanda (+5,9%), Lituânia (+5,4%) e Irlanda (+5,1%). E as menores subidas foram observados na Roménia (+0,1%), Finlândia (+0,2%) e Dinamarca (+0,3%). Uma vez mais, Portugal apresenta uma evolução superior à UE ( de +3,3%), ficando na 11º posição desta lista.

Subida dos preços das casas
Foto de Mikhail Nilov en Pexels

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade