Para muitas pessoas, comprar casa é um grande objetivo de vida. Mas é essencial ponderar bem todos os fatores antes de decidir.
Comentários: 0
Tudo o que é preciso saber antes de comprar casa
Foto de RODNAE Productions no Pexels

Seja moradia ou apartamento, a decisão de comprar um imóvel para viver é sempre muito difícil. Para muitas pessoas, este é um grande objetivo de vida, e um dos mais importantes. No entanto, comprar casa exige muita ponderação para evitar precipitações, até porque há vários fatores a considerar. Antes de dar esse passo, é importante estar bem informado sobre tudo aquilo que este processo envolve. Afinal, o que é preciso saber antes de comprar casa? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Queres iniciar o novo ano com a compra da casa dos teus sonhos? Informa-te connosco sobre comportamentos que podes adotar e que te permitem tomar uma decisão responsável, conforme o teu orçamento familiar e que certamente te possibilitará poupar dinheiro. 

Começa por pensar a longo prazo. Ou seja, não penses só na tua situação atual. Tudo o que te parece seguro poderá alterar-se: o emprego, o valor do vencimento, as despesas e necessidades do agregado, até a saúde. Esta reflexão poderá ajudar-te a investir numa casa útil para todos, contribuindo para que no futuro não gastes (de)mais.

Se a tua decisão final for efetivamente a de avançar para a compra da casa e necessitas de financiamento, relembramos-te que deves pedir várias simulações junto das entidades bancárias. Deves compará-las e negociá-las. Caso já tenhas crédito, podes fazer também este exercício para averiguar se compensa negociares com o teu banco ou ponderar em transferir o teu crédito habitação para outra instituição. Não te esqueças que atualmente o mercado do crédito habitação está em constante modificação, fruto da concorrência entre os bancos, sendo possível obter melhores condições num crédito habitação.

Crédito habitação
Pexels

Portanto, conhecer o valor dos spreads apresentados pelos vários bancos e ter capacidade de negociação permitir-te-á poupanças anuais consideráveis. Não esqueças que as prestações com crédito não devem representar mensalmente mais de 35% do teu rendimento. Além dos juros, poderás ainda negociar todos os produtos que normalmente estão associados ao crédito habitação, como é o caso dos seguros de vida e multirriscos habitação.

Ao contratar um seguro de vida para o crédito habitação podes ponderar a contratação de um seguro temporário anual e renovável. É válido por um ano e renova-se automaticamente por iguais períodos até que uma das partes o termine. Os prémios são calculados consoante o capital e a idade das pessoas seguras. A idade é aqui um fator de risco pelo que os prémios são crescentes: quanto mais velho, mais paga.

Não há nada como fazer as contas: pede uma simulação da prestação com o seguro proposto pelo banco e outra sem incluir o valor do seguro.

Empréstimo para comprar casa
Pexels

Precisas também de saber que após a escritura as despesas periódicas com o crédito incluem também:

Concluímos com a velha máxima: “No poupar é que está o ganho”. Isto é, antes de comprares casa e recorreres ao crédito habitação, faz um “mealheiro” para a entrada do financiamento e para acautelar situações imprevistas. Nada como ter uma poupança para te sentires mais confortável em casa!

Informa-te connosco.

Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco através do email deco@deco.pt ou do número de telefone 21 371 02 00. Temos também uma linha Whatsapp, liga-nos para: 351 966 449 110.

*Visita o nosso site (Deco.pt) e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade