
Chama-se “Fazer do Bairro a Nossa Casa” e é um projeto-piloto comunitário que quer juntar crianças e idosos na Penha de França, em Lisboa. Terá a duração de três meses e vai contar com um concurso de ideias dos moradores do bairro para desenvolver iniciativas entre as crianças e os idosos da zona em situação de isolamento social.
Segundo o Público, o projeto nasceu “pela mão” de Sílvia Cardoso e Kitti Baracsi, que se descrevem como duas mães “solteiras e precárias” a viver entre a Penha de França e a Graça. Kitti Baracsi é uma investigadora húngara de 37 anos, que se juntou à vizinha Sílvia Cardoso, antropóloga lisboeta de 38 anos, para desenvolver a iniciativa.
O projeto “Fazer do Bairro a Nossa Casa” vai criar “uma rede de solidariedade intergeracional” através de iniciativas no espaço público e em instituições da freguesia da Penha de França para “combater o isolamento de grupos vulnerabilizados”, explicam as promotoras do projeto.
“Atualmente, não existem muitos espaços onde crianças e idosos se possam juntar em Lisboa e isso é muito importante nesta zona, que está em transformação: tem uma população idosa muito isolada e novas famílias que chegam todos os dias, até de fora”, disse Kitti Baracsi, citada pela publicação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta