Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Idosos

Últimas notícias sobre "Idosos" publicadas em idealista.pt/news

Visitas a lares são permitidas no novo confinamento? Sim

As visitas a lares de idosos e as atividades nos centros de dia vão ser permitidas no novo período de confinamento geral. O decreto do Governo que regulamenta o estado de emergência, autoriza “a visita a utentes de estruturas residenciais para idosos e para pessoas com deficiência, unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Integrados e outras respostas dedicadas a pessoas idosas, bem como para atividades realizadas nos centros de dia”.

Notícia sobre:

Verba de 400 milhões vai chegar a mais de 100 lares para reabilitar e modernizar infraestruturas

Os lares portugueses têm estado no centro das atenções por causa da pandemia da Covid-19, nomeadamente por causa dos problemas e surtos que lhe estão associados. Para melhorar esta rede de apoio e cuidado a idosos, será criado um programa para construir, reabilitar e modernizar estas instituições (e outras), procurando melhorar as suas condições, aumentar a sua capacidade, e mitigar os contágios. O investimento de 400 milhões deverá chegar a cerca de 150 lares.

Notícia sobre:

Idade da reforma aumenta para 66 anos e 6 meses em 2021

É oficial. A partir de 2021 a idade normal de acesso à pensão de velhice vai aumentar para os 66 anos e seis meses, segundo a portaria do Governo publicada em Diário da República (DRE). Sabe-se ainda que o Executivo de Costa chegou a acordo com o PCP e Bloco para antecipar a entrada em vigor do aumento extraordinário das pensões este ano, previsto inicialmente para agosto. 

Notícia sobre:

Empresa do líder do Real Madrid quer ter 10 residências séniores em Portugal

Depois de Fátima, o grupo Clece acaba de investir na abertura de uma residência sénior no Areeiro. A sociedade detida pela construtora espanhola ACS - liderada por Florentino Pérez -, planeia investir 35 milhões de euros em 10 residências em Portugal.

Notícia sobre:

Cohousing: uma nova forma de habitação com projetos já a nascer em Portugal

Um novo conceito de habitação está a despertar o interesse de autarquias, investidores privados e cooperativas. Há projetos a nascer e o objetivo de incluir na Lei de Bases da Habitação.

Notícia sobre:

Afinal qual será a idade da reforma sem cortes este ano e no próximo?

Quem decidir reformar-se este ano (e no próximo), sem penalizações, não vai sofrer uma atualização da idade legal de acesso à pensão. O patamar vai manter-se nos 66 anos e cinco meses este ano, e não sofrerá alterações em 2020.

Notícia sobre:

Isenção de mais-valias para quem vende casa depois dos 65 anos na calha

Caso vingue a proposta socialista, no âmbito das negociações do OE2019, os proprietários com mais de 65 anos que vendam as suas casas vão deixar de pagar mais-valias às Finanças. Até agora, a única isenção que existe é quando o valor ganho com a venda de uma casa é reinivestido na compra de outra para primeira habitação própria.

Notícia sobre:

75% dos portugueses teme não ter dinheiro para a velhice

Os portugueses estão entre os europeus que mais temem chegar à velhice sem rendimentos suficientes, de acordo com um estudo da União Europeia feito nos 28 Estados-membros. Apenas 25% da população acredita ter dinheiro suficiente para viver quando chegar a altura de deixar de trabalhar.

Notícia sobre:

Portugal entre os 10 países onde se trabalha mais anos

A idade da reforma tem vindo a aumentar na generalidade dos países, ainda que o número de pessoas a requerer a reforma antecipadamente também tenha subido. Mas nem em todos os lado é assim. A Coreia do Sul, onde as pessoas se reformam mais tarde – 72 anos e um mês –, é também o país onde tanto homens como mulheres trabalham mais 11 anos do que a idade oficial para abandonarem a vida laboral.

Notícia sobre: