Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Idosos

Últimas notícias sobre "Idosos" publicadas em idealista.pt/news

Cohousing: uma nova forma de habitação com projetos já a nascer em Portugal

Um novo conceito de habitação está a despertar o interesse de autarquias, investidores privados e cooperativas. Há projetos a nascer e o objetivo de incluir na Lei de Bases da Habitação.

Notícia sobre:

Afinal qual será a idade da reforma sem cortes este ano e no próximo?

Quem decidir reformar-se este ano (e no próximo), sem penalizações, não vai sofrer uma atualização da idade legal de acesso à pensão. O patamar vai manter-se nos 66 anos e cinco meses este ano, e não sofrerá alterações em 2020.

Notícia sobre:

Isenção de mais-valias para quem vende casa depois dos 65 anos na calha

Caso vingue a proposta socialista, no âmbito das negociações do OE2019, os proprietários com mais de 65 anos que vendam as suas casas vão deixar de pagar mais-valias às Finanças. Até agora, a única isenção que existe é quando o valor ganho com a venda de uma casa é reinivestido na compra de outra para primeira habitação própria.

Notícia sobre:

75% dos portugueses teme não ter dinheiro para a velhice

Os portugueses estão entre os europeus que mais temem chegar à velhice sem rendimentos suficientes, de acordo com um estudo da União Europeia feito nos 28 Estados-membros. Apenas 25% da população acredita ter dinheiro suficiente para viver quando chegar a altura de deixar de trabalhar.

Notícia sobre:

Portugal entre os 10 países onde se trabalha mais anos

A idade da reforma tem vindo a aumentar na generalidade dos países, ainda que o número de pessoas a requerer a reforma antecipadamente também tenha subido. Mas nem em todos os lado é assim. A Coreia do Sul, onde as pessoas se reformam mais tarde – 72 anos e um mês –, é também o país onde tanto homens como mulheres trabalham mais 11 anos do que a idade oficial para abandonarem a vida laboral.

Notícia sobre:

Sabes o que é que os senhorios são capazes de fazer para expulsar inquilinos?

Bilhetes ameaçadores de despejo, luz, água e gás cortados sem aviso, janelas partidas ou corrimãos arrancados. Há senhorios em Lisboa a tentar de tudo para expulsar os inquilinos, na maioria idosos, que ainda vivem no centro histórico da capital.

Notícia sobre:

... E garantir a renovação de contratos para idosos e deficientes

Os inquilinos com 65 ou mais anos e as pessoas portadoras de deficiência superior a 60% vão ter direito à renovação garantida dos contratos de arrendamento. As rendas podem, ainda assim, sofrer atualizações. A quem não tiver dinheiro para pagar será atribuído um subsídio de renda.

Notícia sobre:

IMI: idosos que tenham de sair de casa perdem isenção

Os idosos com rendimentos baixos e proprietários de imóveis de baixo valor que sejam obrigados a mudar-se para um lar ou a ir viver com os filhos arriscam perder a isenção de IMI a que tenham direito. Em causa está uma proposta de alteração ao Estatuto dos Benefícios Fiscais prevista na proposta de OE para 2016 que altera os requisitos para a atribuição do benefício.

Notícia sobre:

Arte urbana: estas avós têm mesmo muita lata

Chegam de bengala, mas cedo a largam. E trocam-nas por latas de spray. Os formandos que participam nos Workshops do projeto Lata 65 são tudo menos idosos conformados com a sua vida e reforma. A dedicação e atrevimento que demonstram ter durante os dois dias de curso mostram que a arte urbana não escolhe idades. Que o digam as paredes pintadas por estas formandas...

Notícia sobre: