
A guerra na Ucrânia afetou muitos setores e empresas. Uma delas é a Solidbud, empresa de casas pré-fabricadas de madeira, cuja distribuição no estrangeiro foi interrompida devido ao conflito armado.
A Solidbud foi fundada em 2003. Desde então, a empresa produziu mais de 550 casas. O trabalho deles não se centra apenas nas casas, a marca fabrica de tudo, de prédios a hotéis, tudo em madeira. A sua atividade divide-se em quatro partes: casas pré-fabricadas chave-na-mão, tinyhomes, casas sem decoração e estruturas para os proprietários que pretendem construir o resto da sua casa como bem entenderem.

A empresa constrói casas usando um método de construção avançado que inclui imersão anti-séptica e gera muitos poucos resíduos durante o processo. Além disso, são altamente eficientes e recicláveis.
“As nossas casas são quentes no inverno e frescas no verão. As paredes de madeira têm o dobro das características de isolamento do betão celular e são três vezes mais quentes que uma casa de alvenaria”, detalha a empresa. “Vale a pena notar que as nossas estruturas de madeira são um terço mais baratas do que os métodos tradicionais de construção”, acrescentam.

Como sempre acontece com as casas pré-fabricadas, elas são construídas muito rapidamente, mais do que as casas tradicionais. Por exemplo, as casas que a Solidbud oferece sem decoração, ou seja, apenas estrutura, fundação, etc., são entregues no prazo de 15 a 30 dias. Os que vêm prontos a usar têm um prazo de entrega entre 45 e 90 dias.
Os produtos Solidbud são fáceis de montar. Não exigem ferramentas especiais, equipamentos pesados ou especialidades em construção, só é preciso seguir estritamente as instruções, como um móvel Ikea.

A instalação de uma destas casas modulares dura de vários dias a várias semanas, dependendo da área e da complexidade. A casa pré-fabricada de madeira pode ser construída em qualquer época do ano, independentemente das condições climáticas. “Em geral, uma equipa de 4 ou 5 trabalhadores, sem equipa de construção, pode concluir a instalação de uma casa pré-fabricada com área de até 400 m2”, explicam.
As decisões sobre o tipo e o método de aquecimento devem ser tomadas na fase de projeto, pois a instalação de tubos de aquecimento de ar requer cavidades especiais na estrutura.
Quanto ao preço, depende das preferências do cliente. Não existe um modelo igual. A empresa trabalha e projeta lado a lado com o futuro proprietário para criar a casa dos seus sonhos de acordo com seus gostos.
Tinyhomes made in Ucrânia
A empresa também constrói pequenas casas pré-fabricadas móveis, ou seja, tinyhomes. O design segue a linha dos demais produtos e destaca-se pela aparência rústica. A madeira é a principal matéria-prima com que trabalham.




Para poder comentar deves entrar na tua conta