Valor das rendas da casa subiu em todas as regiões do país, com destaque para a Madeira e o Algarve, aponta o INE.
Comentários: 0
Casas para arrendar
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

As casas estão a ficar mais caras em Portugal. E o mercado de arrendamento não é exceção. Arrendar casa em Portugal ficou 2,2% mais caro em março de 2022 face ao mesmo mês de 2021. E esta foi uma realidade observada em todas as regiões do país, com destaque para o Algarve e a Madeira, apontam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta terça-feira, dia 12 de abril de 2022.

Tal como a inflação que se faz sentir no país, as rendas das casas também estão a subir – mas a menor ritmo. O gabinete de estatística português confirmou que o índice de preços no consumidor (IPC) foi de 5,3%, em março, o valor mais alto desde junho de 1994 (em fevereiro foi de 4,2%). E “a variação homóloga das rendas de habitação por metro quadrado foi 2,2% em março de 2022, um valor idêntico no mês anterior”, aponta o instituto no boletim.

E esta foi uma realidade verificada um pouco por todo o país. “Todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo o Algarve e a Madeira registado os aumentos mais intensos (2,5%)”, destaca o INE.

Renda das casas em Portugal
Foto de Blue Bird en Pexels
No que diz respeito ao valor médio das rendas de habitação por metro quadrado, o gabinete de estatística observou uma variação mensal de 0,2% - também um valor idêntico ao mês anterior.

“As regiões com a variação mensal positiva mais elevada foram a Madeira e o Centro com uma taxa de 0,4% e 0,3% respetivamente, não se tendo observado nenhuma região com variação negativa do respetivo valor médio das rendas de habitação”, referem ainda.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta