
Procurar a tranquilidade além dos limites da cidade é uma aposta arriscada, principalmente para quem, apesar dos inconvenientes, gosta da vida urbana. No entanto, algumas casas podem tornar o mundo rural atraente até para os defensores da agitação da cidade, como esta, chamada de House Wustrow, um duplex pré-fabricado e sustentável que encontramos nas proximidades do Lago Plätlin, na Alemanha. Um projeto que foi desenhado pelo estúdio WW STUDIO.
A influência da geometria é um dos aspetos que chamam poderosamente a atenção ao contemplar a forma arquitetónica da casa, que se destaca pela exuberância de formas curvas e arestas vivas.

O edifício é ligeiramente assimétrico. Tem a forma de um diamante e oferece perspetivas variáveis e vistas de todas as direções. Este efeito do lado de fora é reforçado por duas áreas de cobertura de formas diferentes e janelas cuidadosamente colocadas de diferentes tamanhos, um efeito que procura evocar essa impressão. Esta construção “redefine a tipologia regional de casa de barcos e celeiro”, segundo os arquitetos.
Do lado de fora, os pilares de madeira na cor carvão criam a imagem de venezianas em plena luz do dia, destacando-se da sua tonalidade escura contra os tons mais claros do ambiente.

Ao entrar na casa de 92 m2, a madeira de bétula reveste o interior, contrastando com a sua aparência de tons escuros no exterior. As superfícies de luz criam uma atmosfera acolhedora e confortável, refletem e enfatizam a luz e o caráter aberto do interior do edifício. O espaço central, semelhante a um átrio, é o centro da casa onde estão a cozinha, mesa de jantar, lareira.
Além disso, no mesmo piso térreo encontramos também uma casa de banho acessível, que é complementada por uma sauna. Uma pequena varanda tipo pátio oferece vista para a reserva natural próxima e direciona a luz do dia para dentro através de uma parede de vidro. Os níveis do piso são acessíveis e conectados através de rampas e escadas.







Para poder comentar deves entrar na tua conta