Analistas antecipam que preços das casas aumentem 5% até ao final do ano. Projetos residencias para a classe média estão em risco.
Comentários: 0
Preço das casas a subir
Foto de Khwanchai Phanthong en Pexels

A subida a pique dos custos de construção nos últimos meses é uma das principais preocupações do momento para os profissionais do mercado imobiliário. E amortizar estes custos acrescidos tem sido um verdadeiro desafio para os promotores imobiliários. Alguns admitem mesmo que os preços das casas possam subir cerca de 5% até ao final do ano para acomodar este aumento dos custos da construção. E outros alertam que esta subida poderá mesmo colocar um breve travão aos novos projetos residenciais.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) quantificam esta subida: os custos de construção de habitação nova dispararam 11,6% em março em termos homólogos, um valor superior em 3,0 pontos percentuais face ao registado no mês anterior.

Isto está a acontecer porque foram reunidas as condições para que uma tempestade perfeita se formasse no setor da construção:

  • Preços dos materiais, matérias-primas e equipamentos a subir;
  • Falta de mão de obra qualificada;
  • Licenciamentos atrasados;
  • Prolongamento dos prazos das empreitadas.

A subida dos custos da construção iniciou-se há dois anos, coincidindo com o início da pandemia. E, agora, com a guerra da Ucrânia os preços tem aumentando ainda mais preocupando os profissionais do setor.

Custo da construção
Foto de Steffen Coonan en Pexels

Preço das casas deverá subir 5% até ao final de 2022

Para acomodar o aumento dos custos de construção, os promotores estão a fazer esforço de gestão interna dos orçamentos das empreitadas. Mas há projetos em que a solução passa mesmo pela revisão do preço final das casas, tal como adiantaram os especialistas ouvidos na conferência que decorreu na manhã da passada sexta-feira, no Salão Imobiliário de Portugal (SIL).

Isto quer dizer que os preços das casas vão continuar a subir, sobretudo, no tipo de casas em que há pouca oferta para a alta procura existente. “Está iminente uma subida dos preços de vendas. A alta de preços depende do estado de execução da obra, mas antevemos uma subida de 5% a 6%”, diz Carlos Vasconcelos Cruz, presidente da Quantico, citado pelo Expresso.

Também Aniceto Viegas, presidente-executivo da Avenue, adiantou ao mesmo jornal que “se o custo de construção aumentar 10% terá um impacto da ordem dos 4% ou 5% no custo final” das casas.

Isto quer dizer que uma casa que hoje custe 200.000 euros, no final do ano poderá custar mais 10.000 euros, considerando um aumento de 5% no preço final. Ou seja, o preço final da casa ficaria nos 210.000 euros.

Casas mais caras
Foto de Karolina Grabowska en Pexels

Custos da construção com impacto em novos projetos

Além de algumas casas poderem ficar mais caras para acomodar a subida dos custos da construção. O atual cenário também poderá ser um travão ao avanço de novos projetos residenciais, ainda que por pouco tempo.

“Tendo em conta a inflação dos custos de construção, poderá haver um abrandamento momentâneo dos projetos de construção nova de maior dimensão, nomeadamente daqueles que estão ainda em fase de pré-arranque, o que poderá ajudar a valorizar um pouco mais o mercado”, refere Francisco Sottomayor, CEO da Norfin, citado pelo Jornal Económico.

Olhando para os projetos residenciais para a classe média, há quem veja a situação complicar-se antevendo um desvio do investimento para outros segmentos mais altos, que seja mais recetivos ao ajuste de preços. “Lançámos um projeto de casas para a classe média em Loures, mas deveremos abrandar este tipo investimento e voltar ao nicho do mercado de boutique que funciona muito bem. Aquilo que vamos assistir é que os promotores em geral vão desviar-se para este segmento [de luxo]”, referiu Pedro Vicente, administrador da Habitar Invest, na conferência que decorreu no SIL.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade