Projeto italiano visa o repovoamento de aldeias de montanha e criação de novas comunidades.
Comentários: 0
Coliving Trentino
Canva

Trentino, em Itália, oferece uma oportunidade incrível para casais e famílias jovens: a possibilidade de se mudarem para lugares ricos em história e vistas impressionantes, aproveitando casas totalmente gratuitas. É um projeto que visa o repovoamento de aldeias de montanha e a criação de novas redes sociais e comunitárias imersas na natureza.

Em causa está o projeto “Coliving - colabore, partilhe, viva”, uma iniciativa de vida que nasceu em 2019 pela mão da província autónoma de Trento.

Coliving: sem pagar renda durante 4 anos

O projeto de coliving oferece às famílias e jovens casais a oportunidade de se mudarem para áreas de montanha, longe do caos das grandes cidades, de forma gratuita, sem obrigação de pagar renda durante 4 anos.

Pode parecer estranho, mas é verdade. A medida foi implementada para destacar as realidades maravilhosas e muitas vezes negligenciadas de Trentino. O projeto já foi testado em Luserna e Canal San Bovo, onde algumas famílias tiveram a oportunidade de se deslocar com seus filhos e mudar radicalmente de vida, imersos na natureza.

A isenção do pagamento de renda é, sem dúvida, o diferencial de todo o projeto. A oportunidade de redescobrir as "antigas" formas de comunidade despertou a necessidade mais profunda de viver de forma mais simples, cercando-se de tradições e relações humanas mais diretas.

Jovens casais e novos pais que participaram do projeto argumentam que não foi uma escolha fácil. No entanto, a ausência da obrigatoriedade do pagamento de uma renda mensal foi um incentivo: muitas destas famílias, aliás, já habituadas ao teletrabalho há algum tempo, aproveitaram para educar os filhos de uma forma diferente, bem como redescobrir a beleza da natureza e fazer parte de pequenas comunidades de pessoas.

Em Trentino para redescobrir os pequenos prazeres da vida

Deixar a vida agitada das grandes cidades para mudar-se para as montanhas não é uma opção para todos. Na verdade, depende da personalidade e dos hábitos de vida de cada um: há quem prefira acordar no meio de uma rua sempre animada e cheia de lojas e quem, em vez disso, adora a ideia de mergulhar em silêncio e admirar a exuberância de uma floresta verde só de abrir a porta da frente. A verdade é que os apartamentos e estruturas disponibilizados para o projeto coliving estão localizados em locais que permitem redescobrir os pequenos prazeres da vida.

viver em Trentino
Giuseppe Milo, CC BY 3.0, Wikimedia Commons

Viver nas montanhas significa ter a oportunidade de experimentar de perto os produtos locais, como comida, socializar com todos os membros da comunidade e respirar ar fresco todos os dias. Essas áreas periféricas do norte de Itália proporcionaram a muitas famílias o prazer de viver imersas num património histórico e cultural de valor incalculável, na tranquilidade das paisagens cercadas pela natureza.

Graças ao projeto de habitação coletiva desenvolvido pelas instituições de Trentino Alto Adige, as famílias envolvidas puderam redescobrir as vantagens de chegar às escolas e lojas a pé ou de bicicleta. A iniciativa tem um duplo objetivo: repovoar as aldeias periféricas de montanha e reduzir o impacto ambiental, promovendo uma nova forma de viver, mais sustentável e autêntica.

Viver ou visitar Trentino

Estás interessado em comprar ou arrendar uma casa em Trentino? És apaixonado por esta região e gostarias de visitá-la? Estás à procura de alojamento turístico por alguns dias? No idealista e Rentalia podes encontrar muitas ofertas:

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta