Há casas florestais e um moinho destinados ao turismo, após serem reabilitados. Candidaturas decorrem até dia 14 de março de 2022.
Comentários: 0
Revive Natureza: há sete imóveis do Estado a concurso
Casa de Jones, em Manteigas (Guarda), é um dos imóveis a concurso Revive Natureza

O Governo lançou mais sete concursos no âmbito do Fundo Revive Natureza, que prevê a reabilitação de imóveis devolutos do Estado para fins turísticos. Os sete imóveis em causa “serão objeto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos”, revela em comunicado Gabinete do Ministro de Estado,  da Economia e Transição Digital. Os interessados podem candidatar-se até dia 14 de março de 2022.

Estes são os sete imóveis que vão a concurso (clica neste link para saberes mais informações):

  • Casa Florestal de Sapadores, no distrito de Coimbra e concelho da Figueira da Foz;
  • Casa de Cantoneiros de Poio Negro, no distrito da Guarda e concelho de Manteigas;
  • Casa de Jones, no distrito da Guarda e concelho de Manteigas;
  • Moinhos da Corredoura, no distrito da Guarda e concelho de Celorico da Beira;
  • Casas Florestais do Bloco do Talhão 1, no distrito de Leiria e concelho da Marinha Grande;
  • Casa Florestal de Praia, no distrito de Leiria e concelho da Marinha Grande;
  • Casa Florestal do Pedrógão, no distrito e concelho de Leiria.

Mais de 360 candidaturas recebidas

Segundo a tutela, “dos três grupos de concursos já lançados, foram rececionadas um total de 367 candidaturas e encontram-se já adjudicados os imóveis respeitantes a 19 concursos dos dois primeiros grupos, sobre os quais foram celebrados dois contratos e encontra-se em processo de assinatura outro contrato”. 

“Relativamente ao terceiro lote de seis imóveis, cuja fase para apresentação de candidaturas terminou dia 19 de novembro, foram rececionadas um total de 45 propostas, tendo-se já iniciado o procedimento de análise das mesmas, com vista à sua adjudicação no início de 2022. Encontram-se ainda a decorrer, até ao próximo dia 26 de janeiro de 2022, os concursos para a atribuição de direitos de exploração das 6 Estações Ferroviárias, cujos direitos de uso foram transferidos para o Fundo Revive Natureza, após a celebração do um Protocolo com a IP Património”, lê-se na nota enviada às redações.

Lançados 38 concursos

Citada no documento, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, referiu que com estes últimos sete imóveis apresentados a concurso, “a Turismo Fundos conseguiu lançar, em cerca de ano e meio, um total de 38 concursos, dos quais 32 respeitantes, essencialmente, a antigos postos fiscais e casas de guardas-florestais e seis relativos a estações de caminho de ferro, o que mostra o grande interesse por parte dos privados na recuperação e valorização destes imóveis localizados em espaços únicos que dispõem de um elevado potencial de atração turística”. 

"Revive Natureza permite que estes imóveis, que se encontram devolutos há décadas, sejam objeto de recuperação e adaptação para serviços de alojamento, restauração, equipamentos e atividades de animação e lazer (...)"
Rita Marques, secretária de Estado do Turismo

De acordo com a governante, “o Revive Natureza permite que estes imóveis, que se encontram devolutos há décadas, sejam objeto de recuperação e adaptação para serviços de alojamento, restauração, equipamentos e atividades de animação e lazer, com características inovadoras e sustentáveis, com vista a atrair novos visitantes e a fixar novos residentes nas localidades onde se inserem, decisivo para o desenvolvimento do turismo e da economia do país”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta