A manutenção dos sistemas de aquecimento é muito importante para garantir o seu funcionamento adequado.
Comentários: 0
purgar radiadores
Pixabay

As temperaturas de inverno demoraram mais do que o habitual a chegar, mas estão de regresso. Mas antes de ligar os aquecedores, deve ser realizada uma manutenção cuidadosa dos mesmos. Neste guia, passo a passo, deixamos-te algumas dicas de como purgar radiadores.

A manutenção dos sistemas de aquecimento é muito importante para garantir o seu funcionamento adequado. Felizmente, não é nada complicado e todos podem fazê-lo de forma independente em casa. Antes de purgar os radiadores, contudo, é necessário ter uma chave para abrir as válvulas de dos mesmos, um balde para recolher a água que pode pingar e um pano para limpar.

Etapas necessárias para purgar os radiadores:

  • Desligar os aquecedores: antes de purgar os radiadores, certifica-te de que o sistema de aquecimento está desligado, para evitar que a bomba de circulação acione e movimente a água e o ar de aquecimento pelas tubulações, pois todas as válvulas do termostato devem estar abertas;
  • Deixar os radiadores arrefecerem: depois de desligar os aquecedores, é preciso esperar cerca de uma hora para garantir que todos os radiadores estejam frios para evitar queimaduras em caso de vazamento de água quente ou vapor durante o processo;
  • Colocar a chave do radiador na válvula: a válvula termostática geralmente está localizada na parte superior do radiador, é facilmente reconhecível por um pequeno orifício redondo; o conselho é manter um pano entre a válvula e a parede para não sujar com jatos de água; deve-se colocar um pequeno recipiente no fundo da válvula para recolher a água que sai.
aquecimento
GTRES
  • Abrir a válvula: a válvula termostática deve ser aberta com cuidado girando lentamente a chave no sentido anti-horário.
  • Fechar a válvula: antes de girar a chave do radiador no sentido horário para fechar a válvula termostática, é necessário deixar escapar uma parte da água até que saia um fluxo constante, tomando também o cuidado de não fechar a válvula com muita força para não danificá-la.
  • Ligar o aquecimento: após purgar todos os radiadores, o aquecimento pode ser ligado, sendo aconselhável verificar a pressão da água do sistema.

Para garantir a manutenção adequada e a máxima eficiência dos radiadores, a purga deve ser realizada uma vez por ano. O momento ideal para fazê-lo, como aconselham os especialistas, é no início do inverno.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade